04/09/2008 13h56 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Reforma da Unidade Integrada de Jerônimo Monteiro será inaugurada nesta sexta (05)

Nesta sexta-feira (05), às 10h30, será inaugurada oficialmente a obra de reforma da Unidade Integrada de Jerônimo Monteiro, localizada em Jerônimo Monteiro, no Sul do Espírito Santo. Entre as autoridades presentes, estará o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi. A instituição conta com novas instalações, que vão beneficiar pacientes e servidores. Além disso, o espaço também está passando por um processo de humanização, com manutenção predial.

A unidade conta atualmente com um almoxarifado anexo, onde são guardados medicamentos, material médico e demais insumos, que podem abastecer a instituição por até três ou quatro meses. Antes, esse material era guardado em um local alugado, a um quilômetro de distância do hospital. Para buscar os itens, era preciso utilizar um veículo, o que podia representar um transtorno, segundo a diretora administrativa da UIJM, Márcia Cravo Machado. “Nem sempre o veículo estava à disposição”.

Outra melhoria, que foi conquistada com a reforma da UIJM, é a mudança na lavanderia, que agora conta com separação de área suja e limpa. O local também ganhou uma costuraria, para realizar reparos e confeccionar roupas para pacientes e funcionários, além de lençóis e demais peças que são utilizadas em um hospital.

A UIJM, que já possuía refeitório, agora ganhou um novo espaço, adequado para preparação de alimentos, com uma câmara fria, despensa e refeitório compatível com o número de servidores. “Agora haverá uma melhoria nesta área para quem trabalha no hospital”, comenta a diretora. Também foi construído um vestiário feminino e masculino, na forma de baias, com sanitários e chuveiro.

No momento, a instituição está realizando um processo de manutenção predial na estrutura, o que vai beneficiar a todos os usuários da saúde pública, possibilitando uma humanização do espaço. A sala de cirurgia e a área administrativa já passaram por este processo, porém o laboratório de análises clínicas está recebendo a manutenção do ambiente.

Estrutura

A UIJM conta com um total de 30 leitos, sendo 26 para a internação e quatro para o pronto-socorro. Foram investidos R$ 944 mil na reforma da instituição, entre recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e federais, em uma área de 645,49 metros quadrados. O hospital possui cerca de 100 servidores, entre efetivos, DTs e comissionados.

Em 2007, foram realizadas 21.023 consultas ambulatoriais na instituição. Também foram registrados 21.824 atendimentos no pronto-socorro, além de 711 internações clínicas.

Neste ano, até o mês de agosto, o hospital realizou 502 internações.
De acordo com a diretora administrativa, Márcia Cravo Machado, nos últimos dois anos, a UIJM mudou o perfil de atendimento, que antes era exclusivamente clínico, passando a receber pacientes cirúrgicos referenciados pelos municípios da região. Os procedimentos são em cirurgia geral (médio e pequeno porte) e ortopedia (pequeno porte).

Números da unidade em anexo.

Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa