10/10/2006 07h28 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Regional Colatina realiza oficinas sobre Saúde da Família

A Superintendência Regional Colatina encerrou, na sexta-feira (06), as oficinas para capacitação sobre o processo de Avaliação para Melhoria da Qualidade (Oficinas AMQ) da Estratégia de Saúde da Família, ministradas na região.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Coordenação Regional da Estratégia Saúde da Família/Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). As oficinas já foram realizadas, também, em Linhares (02/10).

“A AMQ é um processo de institucionalização da avaliação na atenção primária que traz mecanismos claros de avaliação, planejamento e gestão para a organização da rede básica municipal”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

A medida complementa de forma eficaz o processo de certificação das equipes de saúde da família, feito pela Sesa nos municípios, e possibilita um avanço real no fortalecimento da Estratégia Saúde da Família.

“Isso com vistas à melhoria da qualidade e da consciência de parceria entre todos os níveis dos serviços de saúde municipal, estadual e federal, em suas respectivas esferas de atenção”, acrescentou a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional Colatina, Kesia Margotto Caliari.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Linhares, Sooretama, João Neiva, Aracruz, Alto Rio Novo, Ibiraçu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, Mantenópolis, São Gabriel da Palha e Nova Venécia.

“Os municípios aderiram espontaneamente ao processo, vislumbrando a construção da capacidade avaliativa, na sua atenção básica”, concluiu o coordenador Estadual da AMQ, Wallace Cazelli.

Tel.: 3315-8989
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br