21/09/2006 14h44 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Regional de Saúde de São Mateus instala Projeto Vigiágua

A Superintendência Regional de Saúde de São Mateus conta, agora, em suas dependências, com um laboratório do Programa Vigiágua, que já iniciou as atividades de análise das amostras recebidas.

A água coletada foi enviada pelos municípios integrantes da Microrregião São Mateus, na última segunda-feira (18). O objetivo da implantação do laboratório é descentralizar o processo de análise da água.

A iniciativa oferece maior praticidade aos gestores municipais, atenuando os transtornos causados em decorrência da distância percorrida até Vitória para realizar o procedimento.

Isso porque é indispensável que seja curto o espaço de tempo entre a coleta e a análise das amostras, que agora são direcionadas à instituição em São Mateus. O novo procedimento também reduz os custos dos municípios com transporte.

Recursos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) viabilizou recursos no valor de R$ 32.178,76 para compra de equipamentos, além de realizar reformas, estimadas em R$ 5.985,64, com o objetivo de adequar o espaço físico.

Treinamentos

Em agosto deste ano, o Laboratório Central (Lacen-ES) da Sesa promoveu a atualização profissional dos servidores do laboratório regional.

Após a aferição dos equipamentos e testes iniciais, os técnicos das equipes dos nove municípios da Regional também participaram, na última sexta-feira (15), de treinamento voltado para o aperfeiçoamento das práticas de coleta, preservação e transporte das amostras da água para análises físico-químicas e microbiológicas.

Na ocasião foi discutido o calendário de envio, quantitativo e rotinas do laboratório regional.

Setor de Vigilância Ambiental
José Nilson Rodrigues de Sousa
Tel.: 37678115
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa / Mariana Almeida