18/10/2006 07h25 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Relação de medicamentos é discutida em oficinas regionais

A Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica (Geaf) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encerra, nesta terça-feira (17), uma série de três oficinas regionais realizadas para auxiliar na elaboração da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (Rememe).

“O objetivo dessas oficinas é facilitar a sugestão de medicamentos para essa futura relação. Isso, de forma presencial e mais debatida”, esclareceu o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

Público

O evento desta terça ocorre no município de Cachoeiro de Itapemirim e é voltado para representantes dos profissionais de saúde – médicos, farmacêuticos-bioquímicos, enfermeiros e odontólogos – de toda a Macrorregião Sul. O evento ocorre durante todo o dia, no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro.

“Estão participando desta terceira rodada cerca de 60 profissionais de saúde da região. Nas duas anteriores, atingimos um público de mais de 100 pessoas no total”, afirmou o gerente de Assistência Farmacêutica da Sesa, Sílvio Machado.

Regiões

Já foram realizadas oficinas nos mesmos moldes para os municípios das Macrorregiões Norte, no último dia 10, e Centro, nesta segunda-feira (16).

Além das oficinas regionais, já se encontra disponível no site www.saude.es.gov.br o formulário para que os profissionais de saúde participem e dêem sugestões para a elaboração da Rememe.

A lista

A Rememe será um instrumento para facilitar o acesso da população a um conjunto de apresentações farmacêuticas necessárias às ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Além disso, vai orientar a padronização, prescrição, dispensação e abastecimento de medicamentos, particularmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Condizente com a Política Nacional de Medicamentos, a Lista Preliminar da Rememe baseou-se na última edição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Ministério da Saúde (MS), bem como na 14a Lista Modelo da Organização Mundial da Saúde (OMS), de março de 2005.

Informações adicionais:
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida