24/05/2006 15h06 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Reunião discute prevenção e assistência em DST e Aids

Acontece nesta quinta (25) e sexta-feira (26) a Reunião Macro Regional Sudeste de DST e Aids, no Hotel Aruan, em Camburi, Vitória. O objetivo é debater as definições sobre política pública em doenças sexualmente transmissíveis. O Espírito Santo foi escolhido para ser a sede do encontro, o primeiro este ano, dos representantes desta região.

Na reunião será discutida a sistemática de questões da Gestão de Prevenção e Assistência em DST e Aids na Região Sudeste para a transposição dos obstáculos ao acesso da população, nos diversos aspectos da prevenção, diagnóstico e tratamento da Aids e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

“Este evento é mais uma oportunidade de enfrentamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis, em particular a infecção pelo HIV, que têm se configurado como um grande desafio para a saúde pública, uma vez que atingem indiscriminadamente populações de variados níveis socioeconômicos e culturais”, disse a coordenadora do Programa Estadual de DST e Aids da Secretaria de Estado da Saúde, Sandra Fagundes.

O evento é uma realização das Coordenações de DST e Aids das Macro Regiões do Brasil. A cada encontro, um dos estados da respectiva região é o responsável pela sua promoção, com oferta da infra-estrutura necessária, e foi atribuída ao Espírito Santo a responsabilidade para a primeira reunião da Macro Regional Sudeste deste ano.

Participam todos os coordenadores municipais e estaduais que atuam na área de DST e Aids na Macro Região Sudeste, além dos representantes do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde e sociedade civil organizada.

Participam das discussões o coordenador adjunto do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, Carlos Eduardo Passarelli, o coordenador da Unidade de Assistência e Tratamento em Aids do Programa Nacional, Orival Silva da Silveira, o coordenador Nacional de Prevenção em Aids, Ivo Britto e os representantes da Assessoria de Planejamento do Ministério da Saúde, Sérgio D’Ávila e Maria Alice Lima.

Estarão presentes, ainda, os coordenadores estaduais de DST e Aids do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, além dos coordenadores de DST e Aids dos municípios que recebem recursos federais para o incentivo das ações de DST e Aids dos quatro estados que compõem a Região Sudeste, além dos representantes dos Fóruns Estaduais das Organizações Não-Governamentais desta Região.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br