19/10/2006 14h17 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Roberto Silvares realiza primeira cirurgia de crânio

A equipe médica do Hospital Roberto Arzinault Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou sua primeira cirurgia de crânio, na tarde desta quarta-feira (18). A intervenção durou cerca de duas horas e o paciente, um menino de apenas quatro meses, passa bem.

“De acordo com informações da equipe que assistiu o bebê, ele passa bem e, se tudo correr da forma esperada, logo o paciente terá alta”, adiantou o diretor-geral do HRAS, Allan Jacqueson Barbosa Lobo.

A criança precisou da intervenção porque, há 15 dias, sofreu uma queda, segundo relataram os pais, que residem em Guriri, São Mateus. A direção do HRAS informou que a criança foi internada imediatamente após o incidente.

“Esse é o nosso primeiro momento de alívio após o acidente. Estamos muito felizes e agradecidos por tudo ter dado certo, pois, nesses momentos, só quem tem filho sabe o que passamos”, relata a tia do recém-nascido, Ieda Pereira Mathias Rodrigues.

A cirurgia realizada foi uma cranionotomia para tratamento de fratura de afundamento parieto-occiptal direito, conhecida popularmente como fratura de crânio.

“Há muito tempo estávamos tentando trazer um neurocirurgião para o HRAS. Enquanto não tínhamos esse profissional para oferecer, todos os nossos pacientes que precisavam deste tipo de cirurgia eram encaminhados para hospitais na Capital”, disse o diretor da instituição.

A equipe responsável pelo procedimento inédito no HRAS é formada pelo neurocirurgião Angladas Meira, pelo anestesista Antonio Luiz Garcia, pela enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico, Ana Paula de Oliveira, e pela técnica de enfermagem Carmelita Reis.

O HRAS é uma unidade de urgência e emergência que atende o Norte do Estado, além do Sul da Bahia e parte de Minas Gerais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do HRAS: 3773-7740 / 92940108
Texto: Cíntia Zaché (Gerente de Marketing)
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard