27/06/2008 12h28 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sábado (28) é dia de doar sangue e cadastrar medula óssea em Viana

A Unidade Móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) faz a última campanha externa do mês neste sábado (28), das 8 às 15 horas, na Quadra de Esporte Point Jovem, localizada na Rua Alcaçibas Furtado, s/n, Bairro Universal, Viana. A ação foi organizada por uma igreja próxima à região.

Durante a ação, os voluntários poderão doar sangue ou fazer cadastro para se tornarem possíveis doadores de medula óssea. Para participar, basta ter boa vontade e não esquecer de comparecer ao local das doações com algum documento com foto, como carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista.

Doação de sangue

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde, não estar em jejum. Caso o doador tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Em cada doação é enchida uma pequena bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa. Cada bolsa pode salvar até três vidas porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Cadastro de medula

O cadastro de doadores de medula óssea também é simples. A medula é um tecido líquido localizado na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sangüíneas. Quem sofre de doenças como leucemia, anemia aplástica grave, entre outras, pode precisar do transplante de medula óssea. Se não houver doador compatível na família, a busca é feita no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Nesse caso, são colhidos 10ml de sangue. A amostra passa por vários testes e as informações são enviadas para o Redome. Se ela for compatível com a amostra de algum paciente, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode doar a medula óssea.

As visitas externas da equipe do Hemocentro são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula. A instituição que quiser participar das campanhas pode marcar uma visita da unidade móvel nos telefones (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Além das visitas externas e da sede do Hemoes, os voluntários também podem doar sangue ou se cadastrar para doar medula na Unidade de Coleta à Distância, no Hospital Dório Silva (HDS), em Serra, e nos Hemocentros de Linhares, Colatina e São Mateus.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn
Tels.: 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard