02/07/2009 05h37 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Samu 192 e Bombeiros passam a atuar de modo integrado a partir desta quinta (02) em Guarapari

A partir desta quinta-feira (02), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Guarapari e o Corpo de Bombeiros Militar do município passarão a atuar de modo integrado. Isso significa que as ambulâncias do Samu 192 e os veículos dos bombeiros ficarão em uma mesma base e atuarão de modo harmonizado, para, sobretudo, diminuir o tempo de resposta à população.

O termo de cooperação inédito será assinado, a partir das 10 horas, nesta quinta (02), na 1ª Cia. Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo em Guarapari, onde funcionará a nova base integrada. A unidade fica na Rodovia do Sol, s/n, no bairro Aeroporto.

A coordenadora do Samu 192, Engre Beilke, ressalta que a integração não mudará em nada o modo como os serviços são acionados, os telefones continuam os mesmos. “Os números continuam sendo 192 para o Samu e 193 para os bombeiros”, explica ela. O que será alterado, acrescenta a coordenadora, é que durante um chamado, os dois serviços trocarão informação antes do envio do socorro de qualquer um deles.

Com isso, espera-se evitar a duplicação de atendimento – quando o Samu 192 e os bombeiros enviam, desnecessariamente, carros para o local – e otimizar as operações de remoção e resgate – em algumas ocasiões, quando um serviço chega ao lugar da chamada, observa-se a necessidade de se complementar o atendimento com a presença do outro.

Como resultado, “a gente espera diminuir o tempo-resposta, racionalizar os recursos usados e otimizar o atendimento dos pacientes. Se duas ambulâncias (uma de cada serviço) são mandadas para o local onde há apenas um paciente, além de haver maior gasto, uma outra pessoa pode deixar ser atendida”, conta Engre Beilke. Atualmente, o envio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) custa à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em média, R$ 550,00.

1ª Cia. Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo em Guarapari abrigará uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma USA – ambas do Samu 192 - além de uma unidade de resgate, uma unidade de desencarceramento e uma unidade contra incêndio. Com o tempo, a expectativa é que os treinamentos e capacitações oferecidos aos profissionais das duas áreas possam criar uma linguagem única de atuação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard