01/08/2008 15h35 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Samu 192 participa de simulação de atendimento na manhã deste sábado (02)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 participa, na manhã deste sábado (02), de uma simulação de atendimento de 42 vítimas de um suposto acidente de trânsito entre um ônibus e dois carros e foco de incêndio. Também farão parte do simulado o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Guarda Municipal de Vitória e a Liga Acadêmica de Cirurgia e Atendimento ao Trauma do Espírito Santo (Lacates).

As ações serão realizadas das 8 às 12 horas na Rua Dr. João Carlos de Souza, Santa Luiza (que será interditada), e fazem parte do treinamento necessário dos profissionais que trabalham no Samu 192. Segundo a coordenadora do serviço, Engre Beilke, é preciso promover este tipo de capacitação porque a equipe deve estar preparada para lidar com diversas situações de perigo, entre elas, acidentes de grande porte.

Para exemplificar a importância da simulação, Engre relembra o acidente ocorrido em fevereiro deste ano, entre um ônibus de uma empresa privada e dois carros, em Domingos Martins, Região Serrana do Estado. Na ocasião, ambulâncias do Samu foram enviadas ao local do acidente para prestar socorro às vítimas.

A coordenadora ressalta que foi feito um estudo para a escolha das ambulâncias e dos profissionais que participarão do simulado a fim de evitar que haja algum tipo de transtorno no atendimento à população. Ao todo, haverá uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB) no local, bem como médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores.

Esse tipo de treinamento é realizado nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência do Brasil inteiro. O último simulado do qual o Samu 192 participou foi organizado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em junho. As ações deste sábado (02) são promovidas pela Lacates, uma entidade sem fins lucrativos. O Samu e os demais órgãos marcam presença como parceiros da instituição.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard