18/10/2006 08h04 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Samu e Hemoes destacam-se na Feira do Verde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e o Hemocentro do Espírito Santo (HEMOES), ambos serviços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), participaram da Feira do Verde, encerrada no último domingo (15), com uma programação especial.

O projeto de participação do Samu na feira foi elaborado em parceria com Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O objetivo foi orientar a população quanto ao funcionamento do serviço.

“Isso, além de Orientar o usuário frente a acidentes, tanto em via pública quanto domésticos. O Samu participou com uma equipe composta de enfermeiros e técnicos de enfermagem”, explicou a coordenadora-geral da Saúde, Roberta Dalcin.

Os “samuzeiros” fizeram a apresentação do serviço e a orientaração de quando acioná-lo, distribuindo folders próprios do serviço.

Simulações

“Fizemos ainda pequenos simulados demonstrando o atendimento do Samu e aproveitando para orientar a população sobre como atuar frente a vítimas de acidentes em via pública”, afirmou a coordenadora de Enfermagem do Samu, Engre Beilke.

O Samu 192 é composto por uma equipe de profissionais qualificados, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

O serviço funciona por meio uma escuta médica permanente, 24 horas por dia, garantindo auxílio na urgência e respondendo a todo o tipo de chamado no menor tempo possível, que vai desde uma orientação médica até envio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA).

Hemoes

Já o Hemoes estará cadastrando voluntários para doação de medula óssea. O transplante de medula é uma opção de tratamento para pacientes com leucemia, aplasia de medula e outros cânceres.

Devido à miscigenação racial existe uma grande dificuldade em se encontrar doadores compatíveis. A relação é de 1/100 mil. Com apenas cinco mililitros de sangue e preenchendo um cadastro, os visitantes da feira puderam participar e tornaram-se potenciais doadores de medula.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard