25/04/2007 13h24 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

São Lucas comemora 21 anos de urgência psiquiátrica

Será realizado nesta quarta-feira (25), às 19h30, no Conselho Regional de Medicina (CRM), um evento que irá celebrar os 21 anos de atendimento de urgência psiquiátrica no Estado.

O Espírito Santo foi um dos estados pioneiros no atendimento de urgência psiquiátrica integrada, iniciado na década de 80, e um dos primeiros a ter um protocolo próprio, ou seja, uma forma própria de atendimento.

De acordo com o médico psiquiatra Vicente de Paulo Ramatis Lima, coordenador da equipe psiquiátrica do Hospital São Lucas, esse protocolo é o resultado das experiências das novas técnicas trazidas pelos novos médicos, aliadas às experiências adquiridas pelos outros psiquiatras que há mais tempo fazem esse tipo de atendimento.

O evento de hoje terá uma palestra sob o tema “21 anos de urgência psiquiátrica no Espírito Santo” e que terá como palestrante a doutora Liliane Calil Guerreiro mestra em psicologia e doutoranda em psiquiatria, uma das integrantes da equipe do São Lucas.

Entre os convidados para o evento de hoje estão secretários municipais de saúde, diretores de hospitais, o secretário de Estado de Saúde Anselmo Tose, além de outros profissionais ligados à área.

A equipe de psiquiatras do São Lucas é composta de 13 médicos e todos são concursados do Instituto Estadual de Saúde Pública (Iesp). Cerca de 20 pessoas são atendidas diariamente pela equipe e entre os atendimentos estão pacientes, a maioria de jovens, que recebem tratamento por causa das psicoses provocadas pelo uso de drogas e consumo de álcool.

“Nós não tratamos o dependente químico, mas iniciamos os primeiros atendimentos daquelas pessoas que têm psicoses causadas por causa do consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Esse tipo de atendimento cresceu muito nos últimos tempos. Depois os encaminhamos para outros serviços” afirmou Vicente Ramati.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Waldson Menezes
waldsonmenezes@saude.es.gov.br
Tels: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard