25/04/2007 13h24 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

São Lucas comemora 21 anos de urgência psiquiátrica

Será realizado nesta quarta-feira (25), às 19h30, no Conselho Regional de Medicina (CRM), um evento que irá celebrar os 21 anos de atendimento de urgência psiquiátrica no Estado.

O Espírito Santo foi um dos estados pioneiros no atendimento de urgência psiquiátrica integrada, iniciado na década de 80, e um dos primeiros a ter um protocolo próprio, ou seja, uma forma própria de atendimento.

De acordo com o médico psiquiatra Vicente de Paulo Ramatis Lima, coordenador da equipe psiquiátrica do Hospital São Lucas, esse protocolo é o resultado das experiências das novas técnicas trazidas pelos novos médicos, aliadas às experiências adquiridas pelos outros psiquiatras que há mais tempo fazem esse tipo de atendimento.

O evento de hoje terá uma palestra sob o tema “21 anos de urgência psiquiátrica no Espírito Santo” e que terá como palestrante a doutora Liliane Calil Guerreiro mestra em psicologia e doutoranda em psiquiatria, uma das integrantes da equipe do São Lucas.

Entre os convidados para o evento de hoje estão secretários municipais de saúde, diretores de hospitais, o secretário de Estado de Saúde Anselmo Tose, além de outros profissionais ligados à área.

A equipe de psiquiatras do São Lucas é composta de 13 médicos e todos são concursados do Instituto Estadual de Saúde Pública (Iesp). Cerca de 20 pessoas são atendidas diariamente pela equipe e entre os atendimentos estão pacientes, a maioria de jovens, que recebem tratamento por causa das psicoses provocadas pelo uso de drogas e consumo de álcool.

“Nós não tratamos o dependente químico, mas iniciamos os primeiros atendimentos daquelas pessoas que têm psicoses causadas por causa do consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Esse tipo de atendimento cresceu muito nos últimos tempos. Depois os encaminhamos para outros serviços” afirmou Vicente Ramati.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Daniele Bolonha