28/11/2005 10h13 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Saúde e Segurança são os grandes vencedores do Prêmio Inoves

O Projeto Digital do Hospital São Lucas e o Segurança na Palma da Mão, das secretarias de Estado da Saúde e Segurança Pública e Defesa Social, respectivamente, foram os grandes vencedores do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo (Inoves).

A entrega dos troféus e prêmios, na noite de quinta-feira (24), levou ao Theatro Carlos Gomes mais de 500 servidores públicos, estaduais e municipais, de vários pontos do Estado.

O Inoves classificou 33 projetos, dos 43 inscritos. Desses, oito ficaram entre os finalistas: Sistema de Gerenciamento das Rotinas de Trânsito (Sigert), da PMES/ BPRV; Madrugada Viva, do Detran/ES; Segurança na Palma da Mão, da Secretaria de Estado de Segurança Pública; Gestão Inovadora com Foco na Valorização do Servidor, Detran/ES; Balcão da Cidadania da Sejus; Banco de Dados do Instituto Jones dos Santos Neves; Projeto Digital do Hospital São Lucas, da Secretaria de Estado da Saúde; Sistema de Transporte Integrado, e Projeto Inclusão Janela para o Mundo, ambos da Prefeitura de Colatina.

A cerimônia foi aberta pelo secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, responsável pelo lançamento do Inoves, em parceria com o Bandes, Sebrae, Amunes e Findes. Em seu discurso, ele destacou a importância do Prêmio na identificação de projetos desenvolvidos por servidores e que permanecem, em muitos casos, ignorados. O Inoves foi coordenado pelo assessor da Seger, Manoel Carlos Rocha Lima.

O governador Paulo Hartung afirmou que participava com muito entusiasmo e felicidade da cerimônia de premiação do Prêmio Inoves. Hartung parabenizou todas as equipes que inscreveram trabalhos no Inoves e disse que “esse é o caminho que vai nos conduzir à melhoria da prestação dos serviços públicos”. O governador ressaltou que serviços públicos de qualidade significam a possibilidade de distribuição de renda.

Segundo ele, é preciso acabar com o mito de que o serviço público tem que ser de baixa qualidade apenas porque é publico. “Pode ser público e pode ser de qualidade. Pode ser público e pode ser muito melhor do que o privado, isso só depende da gente e do conjunto da máquina pública.”

O governador destacou que o Inoves é como se fosse o “Oscar” do setor público capixaba. Ele afirmou que é o reconhecimento aos profissionais que se empenham em fazer do setor público do Espírito Santo o melhor do país.

Vencedores

O trabalho desenvolvido pela equipe do São Lucas foi um desses exemplos: o tomógrafo da instituição parou de funcionar e a falta de recursos levou os servidores a criarem uma alternativa urgente capaz de manter os procedimentos. Além de atender aos pacientes, o trabalho resultou em economia superior a R$ 300 mil.

Incluído na categoria “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação”, o projeto conquistou o primeiro lugar. O médico Reinaldo Batista Salgado, autor , recebeu o troféu ao lado de Egle Cristóvão, Glauber Scherer, Sidnei Batista Salgado, Aparecida Goltara e Julmar Cardoso.

Primeiro colocado na categoria “Modernização da Gestão Pública”, o projeto Segurança na Palma da Mão, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, destaca o Centro Integrado Operacional de Defesa Social ( Ciodes) que utiliza a tecnologia de informação para proteger a sociedade de forma preventiva e repressiva. O secretário Rodney Rocha Miranda recebeu o troféu, com a equipe formada por Ana Emília Gazel Jorge, Gustavo Debortoli e Edna Maria dos Santos Amorim.

Descontração

A noite de entrega do Inoves teve apresentação da banda da Polícia Militar, na área interna do teatro, executando o Hino Nacional. No auditório, servidores da Grande Vitória e municípios do interior formaram torcidas, defendendo os seus projetos. Ônibus especiais transportaram até Vitória delegações de Colatina, Iconha e Aracruz, municípios com trabalhos entre os 33 recohecidos. Domingos Martins e Serra também enviaram representantes. Após a entrega dos prêmios, os convidados participaram de coquetel ao lado do teatro.

Maura Fraga
Assessoria de Comunicação da SEGER