26/02/2015 07h34 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Saúde participa da Câmara Técnica de DST, Aids e Hepatites Virais nesta sexta (27)

A vacinação de meninas e mulheres soropositivas de 09 a 26 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV) e o incentivo à notificação de pessoas HIV positivas serão os principais assuntos discutidos na Câmara Técnica Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais que será realizada nesta sexta-feira (27), em Vitória.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids e presidente da Câmara Técnica, Sandra Fagundes, o objetivo é criar uma rede com fluxograma de encaminhamento e acompanhamento das mulheres HIV positivas que tomarão a vacina contra HPV. “Precisamos definir como será a vacinação e o acompanhamento desse público ao longo do ano, de forma que as pacientes já diagnosticadas e aquelas que receberem diagnóstico posterior à campanha que será realizada entre março e abril possam ser imunizadas”, explicou.

Com relação à notificação de pessoas soropositivas, Sandra Fagundes diz que a intenção é incentivar os municípios a notificarem os diagnósticos positivos de HIV porque isto fará com que o Programa Estadual de DST/Aids conheça melhor a realidade da infecção pelo vírus no Espírito Santo. “Até o ano passado, só notificávamos e tratávamos pessoas com Aids. Vamos marcar uma reunião com as Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios para orientá-las nessa nova forma de trabalho”, disse.

Também estão na pauta da reunião desta sexta-feira o planejamento das ações de prevenção das DST/Aids e hepatites virais para este ano e discussões sobre o novo antirretroviral (medicamento 3 em 1) disponível na rede de saúde pública para pacientes soropositivos, entre outros assuntos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que coordena a reunião, participa do encontro junto com profissionais de todos os Serviços de Atendimento Especializados (SAEs) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do Estado, membros do Conselho Estadual de Saúde (CES), representantes do movimento social de pessoas vivendo com HIV/Aids e de outras organizações da sociedade civil. Os encontros da Câmara Técnica acontecem periodicamente e são um espaço legítimo para discussão da política estadual de prevenção e tratamento de DST/Aids e hepatites virais.


Serviço:
Câmara Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais

Sexta-feira (27), das 13h30 às 16 horas, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Vitória –Rua Moacir Straus, Praia do Canto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Kárita Iana
karitaandrade@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard