24/07/2015 07h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Saúde participa de Câmara Técnica de DST, Aids e Hepatites Virais nesta sexta (24)

A regionalização da distribuição dos insumos utilizados na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e hepatites virais é um dos pontos de pauta da Câmara Técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais que será realizada nesta sexta-feira (24), em Vitória.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids e presidente da Câmara Técnica, a infectologista Sandra Fagundes, a distribuição regional dos insumos deve começar em agosto e vai facilitar a logística dos municípios, que atualmente precisam enviar carros até Vitória para buscar testes rápidos, preservativos masculinos e femininos e o leite especial fornecido para crianças filhas de mães HIV positivas.

De acordo com médica, a intenção já vinha sendo discutida e ganhou força neste momento em que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) colocou como prioridade a regionalização dos recursos e dos serviços de Saúde. “Já havíamos começado a regionalizar os testes rápidos, preservativos e outros insumos, então, partimos para discutir a possibilidade de ser montado um estoque regional nas farmácias das Superintendências Regionais de Saúde. Dessa forma, vamos evitar que os municípios tenham que cruzar todo mês o Estado para buscar esses insumos”, detalha.

Também está na pauta desta Câmara Técnica, entre outros assuntos, a apresentação de uma proposta de contingência da sífilis congênita, que prevê a oferta de curso para os municípios com maior número de casos e de óbitos por sífilis congênita e Aids em crianças. “A proposta precisa ser apresentada e discutida com os SAEs e com os Serviços de Pré-Natal. A intenção é, com informação, reduzir o número de casos para pelo menos um caso para cada mil nascidos vivos, para atingir a meta proposta pela Organização Mundial de Saúde”, diz a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais.

A Secretaria de Estado da Saúde, que coordena a reunião, participa do encontro junto com profissionais de todos os Serviços de Atendimento Especializados (SAEs) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do Estado, membros do Conselho Estadual de Saúde (CES), representantes do movimento social de pessoas vivendo com HIV/Aids e de outras organizações da sociedade civil. Os encontros da Câmara Técnica acontecem periodicamente e são um espaço legítimo para discussão da política estadual de prevenção e tratamento de DST/Aids e hepatites virais.


Serviço:
Câmara Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais
Sexta-feira (24), das 13h30 às 16 horas, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Vitória – Rua Moacir Straus, Praia do Canto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard