22/08/2007 15h48 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Saúde promove ’Crefes Parapan’

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), localizado em Vila Velha, promove nesta quinta-feira (23), em sua sede, o “Crefes Parapan”. Há cinco dias o Brasil tornou-se o País campeão nos Jogos Parapan-americanos, realizados no Rio de Janeiro, com 228 medalhas, sendo 83 de ouro, 68 de prata e 77 de ouro. Com o sucesso dos atletas nos jogos, a direção do Crefes decidiu promover o evento.

O “Crefes Parapan” será aberto às 11 horas e contará com apresentações esportivas e culturais dos atletas capixabas portadores de deficiência física. O destaque será a apresentação das seleções capixaba de basquete feminina e masculina em cadeira de rodas, formadas por atletas do Crefes.

As atividades esportivas do “Crefes Parapan” marcam o início de uma série de eventos no Centro de Reabilitação e culminará com a realização, no mês de outubro, em Vitória, do Campeonato Brasileiro de Basquetebol da Segunda Divisão.

A entrada é franca e a população poderá acompanhar as atividades dos para-atletas durante toda a programação.

A instituição

O Crefes é uma unidade de atendimento médico, mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que tem o objetivo de dar suporte às pessoas com problema na movimentação desde a infância até a terceira idade, habilitando e adaptando os pacientes à vida social e familiar. Para isso, a instituição conta com cinco unidades de tratamento para diferentes problemas de saúde.

A mais conhecida é a Unidade de Trabalho de Prótese e Órtese, onde especialistas em ortopedia fazem o diagnóstico e a indicação do uso dos aparelhos. Segundo o diretor-geral da Unidade, Inácio Coutinho, as próteses e órteses geralmente são produzidas pelo próprio Crefes, mas como a demanda é muito grande, é necessário, algumas vezes, a compra de mais equipamentos para completar os pedidos.

Apesar de serem usados para facilitar, ajudar ou corrigir a movimentação dos deficientes, estes aparelhos têm uma diferença funcional. Enquanto as próteses são anexadas ao corpo e usadas intermitentemente, as órteses são utilizadas junto ao corpo temporariamente, como um corretor de postura. Entre os meios de auxílio à locomoção se destacam as cadeiras de rodas e as muletas.

Além do centro especializado em próteses, o Crefes também conta com a Unidade Ambulatorial, que atende traumas, pessoas em pós-operatório da coluna, membros superiores e inferiores e a Unidade de Trabalho Neurológico Adulto e Infantil, responsável por tratar pacientes com seqüelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo craniano, paralisia cerebral e crianças com atraso no desenvolvimento geral.

As outras duas são a Unidade de Trabalho e Internação, especializada no atendimento de seqüelas recentes de AVC, traumatismo de coluna e craniano e a Unidade de Reabilitação Comunitária, que presta serviços de atendimento domiciliar às pessoas que não podem se locomover até o Crefes. Os interessados neste serviço podem ligar para 3149-9619 para agendar o atendimento.

Para realizar este amplo trabalho, o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo conta com uma equipe de médicos multiprofissionais, que inclui fisiatras, clínico-gerais, urologistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas, ortopedistas, psicólogos e fonoaudiólogos.

O Crefes foi fundado em 22 de fevereiro de 1979 e atende, diariamente, pessoas de todo o Estado e também do Sul da Bahia. A unidade é referência estadual na prestação dos serviços que oferece. Esse ano, a unidade otimizou o atendimento em seu Pólo de Audiologia ao comprar novos equipamentos, usados no tratamento de pessoas com problemas de audição.

Serviço
O Crefes fica na Rua Gastão Roubach, s/n, Praia da Costa, Vila Velha.

Programação
Quinta-feira (23/08)
11 horas
Abertura oficial com secretário de Saúde, Anselmo Tose

11h30
Dança com Cadeirantes / “Le Couer”
Responsáveis: Djaldea Felix Fernandes – Musicoterapêuta
Deise Cristina dos Santos – Fisioterapeuta
Prof.ª Raquel Santos Silva – Especialista em Natação Terapêutica.

12 horas
Basquete feminino
Responsáveis
Prof. Martoni Moreira Sampaio - Educação Física
Prof. Lélio Barboza Nóbrega – Educação Física
Deise Cristina dos Santos – Fisioterapeuta
Prof.ª Raquel Santos Silva – Especialista em Natação Terapêutica.

12h30
Mostra de Natação
Responsável: Prof.ª Raquel Santos Silva – Especialista em Natação Terapêutica.

19 horas
Basquetebol Masculino
Responsáveis:
Prof. Martoni Moreira Sampaio - Educação Física
Prof. Lélio Barboza Nóbrega – Educação Física
Deise Cristina dos Santos – Fisioterapeuta
Prof.ª Raquel Santos Silva – Especialista em Natação Terapêutica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Waldson Menezes
(27) 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard