28/12/2009 06h34 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Saúde: Serviços de urgência e emergência não param no fim do ano

Os serviços de urgência e emergência prestados pelas instituições administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vão funcionar normalmente durante os feriados de Natal e Ano Novo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e os hospitais estaduais São Lucas (HSL), Hospital Estadual Central, em Vitória; Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha; Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; Silvio Avidos (HSA), em Colatina; São José do Calçado (HSJC), em São José do Calçado; e João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu, não vão parar.

Da mesma forma funcionarão os prontos-socorros do Hospital Estadual Dório Silva (HDS), em Serra; Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (HUIJM), em Jerônimo Monteiro; e os hospitais estaduais infantis Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.

A exceção são os atendimentos ambulatoriais oferecidos nestas unidades, que funcionarão até as 14 horas nos dias 24 e 31 de dezembro. No Natal (25) e no dia 1º de janeiro (feriados nacionais) e nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro (sábados), o ambulatório não abrirá.

O serviço de urgência e emergência do Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos, em Cachoeiro de Itapemirim, também funciona 24 horas.

Demais serviços

Os demais serviços oferecidos pela Sesa, que não são de urgência e nem de emergência, também seguem o expediente decretado pelo Governo do Estado: nos dias 24 e 31 funcionam até às 14 horas; param no Natal (25) e Ano Novo (1º), feriados nacionais, e nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro (sábados).

É o caso do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, que funcionará até as 14 horas nos dias 24 e 31 de dezembro. O atendimento voltará ao horário habitual no dia 04 de janeiro, segunda-feira.

Os serviços ambulatoriais dos Centros Regionais de Especialidades (CREs) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica; de Vila Velha; de Cachoeiro de Itapemirim; de Colatina; e de São Mateus também seguirão o mesmo horário na véspera de Natal e no último dia do ano. Funcionam da mesma forma as Farmácias Cidadãs.

Hemoes

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) funcionará das 7 às 14 horas na véspera do Natal (24) e no dia 31. Nos dias 25 e 01, a instituição não funciona. Já nos dias 26 e 02, o Hemocentro atenderá em horário normal, das 07 às 15h30 e, nos dias 27/12 e 03/10 (domingo), volta a fechar, como de costume. O atendimento voltará ao horário habitual no dia 04 de janeiro, segunda-feira.

Toxcen

O Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) funciona ininterruptamente, 24 horas, durante todo o feriado. O atendimento é feito por meio do telefone 0800-283-9904.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro