18/10/2004 16h19 - Atualizado em 23/09/2015 09h29

Secretaria Estadual de Saúde divulga balanço dos casos de Aids

O Espírito Santo vem reduzindo a quantidade de novos casos de Aids a cada ano. E, possui cinco municípios que ainda não apresentaram nenhuma ocorrência da doença desde que ela começou a ser acompanhada.

De acordo com a Secretaria da Saúde, de 1985 até setembro de 2004, foram registrados 4.025 casos de Aids. Nos últimos cinco anos, a média de casos notificados é de 347 por ano. Os municípios que ainda não tem casos notificados são Divino São Lourenço, Governador Lindemberg, Ibitirama, Muniz Freire e São Roque do Canaã.

Desde 1999, o Espírito Santo não registra casos de Aids, notificados através de transfusão de sangue, demonstrando a qualidade do sangue transfundido no Estado.

Os dados positivos são fruto do trabalho realizado pela Coordenação Estadual de DST/Aids, que apresentará essas e outras informações no II Seminário sobre Violência, Drogas e Aids, nos dias 21 e 22, no auditório do Tribunal de Contas do Espírito Santo.

Sandra Fagundes, coordenadora do programa, destaca que o objetivo do seminário é promover uma ampla discussão sobre o uso de drogas e suas interligações, partindo para ações e serviços mais adequados e mais eficientes no combate e tratamento das drogas.

“Informações epidemiológicas revelam o crescimento alarmante do uso de drogas, álcool e outras drogas no Brasil e no mundo. Da mesma forma, algumas pesquisas detectam situações violentas, como acidentes de trânsito, homicídios, violência doméstica e sexual associadas ao uso de substâncias psicoativas”, destacou Sandra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard