24/01/2008 10h30 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

<b>Secretaria intensifica serviços de urgência e emergência para atendimento à população no Carnaval</b>

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza nesta quinta-feira (24), às 14h15, no auditório do Laboratório Central (Lacen), uma reunião com secretários municipais de saúde, diretores de hospitais da rede estadual e filantrópica, coordenadores dos Prontos-Socorros (PS) e Prontos-Atendimentos (PA), além de representantes da Central de Regulação de Vagas e Samu 192, para intensificar as ações de acesso aos serviços de Urgência e Emergia (U/E) na rede SUS durante o período do Carnaval. Às 15 horas será dada uma coletiva à imprensa.

O objetivo é estreitar ainda mais a relação entre os serviços de U/E, que são os PA municipais e PS dos hospitais. Serão discutidas na reunião ações de gestão dos leitos clínicos, que inclui circulação de supervisores em PS e PA para observação criteriosa dos leitos, agilizando altas e transferências. Além disso, as cirurgias que não demandarem longo tempo de permanência hospitalar serão realizadas normalmente.

Contudo, a Sesa continua garantindo a internação dos pacientes críticos com a compra de leitos na iniciativa privada, quando não houver leitos disponíveis na rede pública.

Foram convidados para o encontro os diretores dos hospitais da rede estadual Dório Silva, São Lucas, Infantil de Vitória e Vila Velha e Antônio Bezerra de Faria, além dos diretores do Evangélico de Vila Velha, Santa Casa de Misericórdia, Associação dos Funcionários Públicos, Hucam e Ferroviários, da rede filantrópica.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br