26/04/2012 12h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Secretarias de saúde do Estado se reúnem em congresso até essa sexta-feira (27)

Secretários municipais, técnicos e assessores da área da saúde de todo o Estado estão reunidos em um congresso que se encerra nesta sexta-feira (27), na Pousada Eco da Floresta, em Domingos Martins. O evento tem o apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e conta com cerca de 300 participantes.

O objetivo do II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo é debater temáticas atuais e de interesse dos municípios, Estado e União e atualizar os profissionais e gestores em relação às novas legislações e gestão do Sistema Único da Saúde (SUS).

A abertura do congresso foi realizada na noite dessa quarta-feira e teve a participação do secretário de Estado da Saúde Tadeu Marino, do presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde (Cosems), Luiz Carlos Reblin, presidente da Associação dos Municípios do Estado do ES (Amunes), Eliezer Rabelo, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasens), Gustavo Couto, prefeito de Domingos Martins, Fábio Anselmo Trabarch, representante do Ministério da Saúde no ES, Bartolomeu Martins, dentre outras autoridades.



O secretário Tadeu Marino destacou a importância do evento, que reúne participantes de todos os entes federativos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir temas relevantes como financiamento, gestão, formação de redes, contratos e convênios.

“Este evento busca a unidade entre todos os entes, já que o SUS é tripartite. A participação maciça dos municípios mostra a força de vontade de todos em construir e organizar um SUS cada vez melhor”, afirma Marino.

Ele lembra ainda que o Estado tem investido no tripé de fortalecimento da atenção primária à saúde, com investimentos na ambiência de trabalho (construção de 73 Unidades Saúde da Família), formação de recursos humanos e discussão sobre o co-financiamento.

Durante a abertura do evento, foram homenageados com uma placa os ex-presidentes do Cosems Pedro Benevenuto, Anselmo Tozi, Luiz Carlos Reblim, Jair Ferraço e Márcia Andreolo. A noite de abertura teve ainda uma palestra sobre Desafio da Gestão, com o vice-presidente do Conasems, Gustavo Couto.



Programação

Nesta quinta-feira (26), o evento prossegue com as palestras “Gestão do SUS e Judicialização da Saúde” e “Trocando ideias sobre o controle social”. Na sexta-feira (27), haverá palestras sobre o “Decreto n 7.508 – Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (Coap) e Gestando Redes”, “Regulação e PPI”, “Avaliação e Monitoramento da Gestão e o Papel da Auditoria do Município”, “Contratualização e Convênios na Prestação de Serviços de Saúde” e “Consórcio como forma de operacionalizar serviços nas Regiões de Saúde”.

Ao final do evento, será lida a Carta Eco da Floresta, documento com propostas elaboradas com base nas discussões realizadas no congresso. O evento é organizado pelo Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (CosemsES), com apoio da Sesa, Amunes e Conasens.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard