09/12/2005 16h30 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Secretário de Saúde, CRM e Sindicato dos Médicos fazem visita ao Hospital Dório Silva

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose; o presidente do Sindicato dos Médicos, Fernando Chiabai; e Saulo do Val, presidente do Conselho Regional de Medicina, estiveram na tarde desta sexta-feira (09) visitando as instalações do Hospital Dório Silva, na Serra.

Durante a visita, que foi acompanhada pela secretária de saúde da Serra, Rosalie Có, por jornalistas, diretores do hospital e funcionários, Anselmo Tose aproveitou para anunciar e assinar a ordem de serviço para a humanização do pronto-socorro da unidade.

A reforma, com orçamento previsto de R$ 600 mil, modificará o pronto-socorro, que passará a ter 64 assentos, climatização, salas de atendimento e recepção para os pacientes. “Estamos trabalhando com empenho para melhorar o Dório Silva, apresentando um serviço mais digno aos usuários do Sistema Único de Saúde”, destaca Anselmo Tose.



“Teremos duas recepções, uma para pacientes graves e outra para pessoas com média e pequena complexidade, além de uma passarela com acesso para cadeirantes e deficientes, que facilitará a locomoção dos enfermos”, disse Sônia Dalmolin, diretora geral do Hospital Dório Silva.



O secretário anunciou, também, durante a visita, a compra de um tomógrafo para o hospital e, ainda, aproveitou para divulgar a liberação de abono aos servidores da saúde.

“O saldo da visita foi positivo. As entidades médicas são parceiras e somarão esforços para ajudar na melhoria da saúde no Espírito Santo”, finalizou Tose.

Histórico

Inaugurado em 1988, o Dório Silva tem 7.500 m² de área construída, viabilizada através de uma parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o Banco KFW, da antiga República Federal da Alemanha. Seu projeto é de um hospital de campanha (montado em módulos que possibilitam reformas e expansões).

O Hospital Dório Silva conta com 244 leitos para internação, com 14 Unidades de Tratamento Intensivo e nove leitos de UTI Neonatal. Atualmente, realiza uma média de 500 atendimentos por dia, entre pronto-socorro e ambulatório para moradores de 30 municípios compreendidos entre centro-norte do Espírito Santo, sul da Bahia e leste de Minas Gerais.

No Dório também são disponibilizados os serviços de banco de leite, banco de sangue, Programa de Internação Domiciliar, Programa de DST-Aids, odontologia para pacientes especiais, cirurgias eletivas, exames de diagnóstico: raios-X, ultra-som, endoscopia, mamografia, colonoscopia, ecodopllercardiograma, eletroencefalograma, broncoscopia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, arteriografia, angiografia, cateterismo e exames laboratoriais.

A Secretaria de Estado da Saúde tem atenção especial com os munícipes da Serra. Tanto, que vem ampliando a oferta de consultas especializadas na localidade. Os dados fechados pela Central de Marcação de Consultas apontam que em julho foram direcionadas 4.790 vagas e em agosto a oferta foi ampliada para 5.444 vagas. Infelizmente, 14% das marcações são perdidas por faltas dos pacientes.

Em agosto, após passar por importantes intervenções que servirão para humanizar e melhorar o atendimento de urgência e emergência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurada a expansão do Pronto-Socorro do Hospital Dório Silva.

Além dos novos leitos do pronto-socorro, o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, inauguraram a Unidade de Doação de Sangue do Hemoes e assinaram ordens de serviços de construção do prédio onde funcionarão os novos Centros de Tratamento de Queimados (CTQ) e Intensivo (CTI), em uma área de 1.350m², e reforma do Centro Cirúrgico Obstétrico.

Serão mais 12 leitos de UTI; quatro leitos para o CTQ, totalizando 10; e, ainda, três novas salas de cirurgias e uma de recuperação pós-anestésica no Centro Obstétrico. Ao todo, os investimentos realizados nas obras passam de R$ 2 milhões.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard