05/03/2013 07h09 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Secretário ministra Aula Magna do curso de residência pediátrica no Himaba

Foi realizada, na noite desta segunda-feira (05), a abertura do recém-criado curso de Residência Médica em Pediatria do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, foi convidado a proferir a Aula Magna.

No auditório da Universidade Vila Velha (UVV), Marino fez reflexões sobre saúde pública aos presentes, como o reitor da instituição, Manoel Ceciliano Salles de Almeida, o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde, Hércules Silveira, membros do curso de Medicina, professores, alunos e as duas primeiras residentes aprovadas.

O secretário destacou a importância da abertura de mais um Programa de Residência em um hospital do Estado. “Sabemos a contribuição que isso pode trazer. Podemos tomar como exemplo o Hospital Infantil de Vitória que, depois da implantação do programa de residência, se tornou uma referência nacional. Já podemos imaginar a mesma coisa com o Himaba daqui alguns anos”.

Marino falou também sobre a parceria com as instituições de ensino. “O Estado está aberto e disposto a fortalecer o trabalho com a academia, recebendo profissionais da área da saúde para colocar o aprendizado em prática. Entretanto, precisamos de mais cumplicidade por parte das instituições de ensino. O Himaba tem um custeio de aproximadamente R$ 70 milhões por ano”, exemplificou.

O secretário, que é pediatra, deixou um pouco de sua experiência pessoal. Para ele, tão importante quanto o conhecimento técnico é ter uma relação médico-paciente próxima, promovendo atendimento humanizado. “Não adianta ter um saber teórico sem humanização. Temos que ter um respeito muito grande aos pacientes. Muitos passam por dificuldades que vão além do que demonstram nos consultórios”, finalizou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard