28/08/2012 12h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Secretário participa da abertura da X Plenária Estadual de Conselhos de Saúde

“Não existe melhorias no SUS sem a participação popular”. Esse foi o recado deixado pelo secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, durante a abertura da X Plenária Estadual de Conselhos de Saúde na manhã desta terça-feira (28), em Domingos Martins. Entre os temas que estão sendo debatidos até quarta-feira (29), está o decreto que regulamenta a Lei do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tadeu Marino, que também preside o Conselho Estadual de Saúde, destacou a importância da presença dos conselheiros estaduais e municipais de Saúde, representantes do Ministério da Saúde (MS), Ministério Público e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na plenária. “É com grande alegria que recebemos cerca de 180 pessoas aqui, hoje, para discutir o aprimoramento do controle social e a formação dos conselheiros. Isso é essencial para a construção do SUS, um momento de troca de experiências. A organização do evento trouxe o que há de melhor no País para ser discutido aqui”, ressaltou.

Além de Tadeu Marino, participaram da abertura do evento o subsecretário estadual de Saúde Aloisio Calve; o secretário-executivo do Conselho Estadual de Saúde (CES), Aylton Simoneli Júnior; o chefe do núcleo do Ministério da Saúde no Estado, Bartolomeu Martins de Lima; o procurador do Ministério Público do Espírito Santo José Adalberto Dazzi; a gerente de Vigilância e Saúde de Domingos Martins, Luana Schwambach; a coordenadora nacional de plenárias de Conselhos de Saúde, Luceni Gomes de Novaes.



Plenária

Durante a X Plenária serão debatidos temas que contribuam para a atuação dos conselheiros em seus respectivos municípios e em todo o Estado. O secretário-executivo do Conselho Estadual de Saúde (CES), Aylton Simoneli Júnior, frisa que o objetivo do evento é justamente conseguir encampar a discussão sobre como melhorar o SUS e aprimorar o papel de cada um dos presentes como conselheiro de Saúde.

Além disso, é também durante a X Plenária que será eleita a nova coordenação de plenárias de conselhos de saúde – formada por 16 conselheiros do Estado divididos por região. Desse grupo sairá o representante do Espírito Santo no Conselho Nacional de Saúde.



O CES

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, composto por representantes do Governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que têm a função de decidir, junto com as respectivas secretarias estaduais de Saúde, as diretrizes de planejamento no sistema de saúde pública estadual.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Anny Giacomin
annygiacomin@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard