16/07/2015 15h30 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Secretário Ricardo de Oliveira faz balanço da gestão no Conselho Estadual de Saúde

Em sessão ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES), realizada na tarde desta quinta-feira (16), o secretário Ricardo de Oliveira falou sobre a situação orçamentária da pasta, apresentou ponto a ponto os desafios elencados no Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e apontou as propostas da gestão.

Ricardo de Oliveira voltou a ressaltar que a judicialização das questões de saúde tem desvirtuado a lógica de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), drenando recursos e causando ineficiência. Ele disse que a Sesa tem feito reuniões com o Poder Judiciário para entender de que forma é tomada a decisão de judicializar uma demanda de saúde e como a Secretaria pode intervir nesse processo.

Mais uma vez ele salientou a importância do trabalho que vem sendo feito pela Sesa no sentido de construir uma governança regionalizada, cujo principal objetivo é descentralizar o processo decisório e a gestão dos recursos destinados à Saúde. “Nós temos que aproximar a solução do problema. Se o usuário está no município, a solução para o problema dele também deve estar lá. Mas o que estamos propondo e construindo não é uma descentralização de recursos para os municípios, porque isso significaria gerar ineficiência. A proposta é que um conjunto de municípios possa decidir, junto, o que é melhor para a região que eles compõem”, detalhou o secretário de Estado da Saúde.

Ricardo de Oliveira falou ainda sobre a proposta de melhorar a gestão dos serviços de saúde estaduais a partir da escolha de profissionais por meio de processo seletivo e do estabelecimento de metas tanto para as unidades de atendimento quanto para os gestores. “Espero que esse modelo sirva de exemplo para toda a Saúde, porque ter uma pessoa de mérito fazendo a gestão dos serviços resulta em melhoria de atendimento para a população”, argumentou.



Os conselheiros que participaram da sessão rebateram alguns pontos apresentados pelo secretário, concordaram com outros, sugeriram ajustes e demonstraram apoio ao trabalho que ele vem desenvolvendo à frente da Secretaria de Estado da Saúde.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard