25/03/2008 05h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sedu estuda ampliação do projeto Classe Hospitalar

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está estudando a possibilidade de ampliar o projeto Classe Hospitalar para mais hospitais da rede. Atualmente, o projeto está presente nos Hospitais Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, e Dório Silva, em Serra. De acordo com a gerente do projeto, Sonia Aparecida Alvarenga Vieira, o próximo hospital a ser beneficiado será o Dr. Alzir Bernardino Alves, em Vila Velha.

Com a proposta de oferecer continuidade de estudo às crianças e aos adolescentes em internação hospitalar, o projeto hoje conta com nove profissionais da educação para atender os alunos/pacientes.

As professoras, além de desenvolverem a capacidade e auto-estima de cada um, traçam estratégias para que o fracasso escolar, evasão e repetência no período de internação e/ou tratamento, sejam minimizados, já que este é o objetivo maior do Classe Hospitalar.

“Já analisamos as possibilidades, só falta efetivar o convênio para que o Hospital Dr. Alzir Bernardino Alves possa contar com o projeto”, afirma a gerente Sonia, entusiasmada com o crescimento do Classe Hospitalar. Ela acrescenta, ainda, que está não é a única novidade para 2008.

“São muitas as demandas. Assim, estamos elaborando diretrizes para atender as necessidades colocadas e tomar as decisões dentro de nossa realidade. Esse ano, por exemplo, depois de estudarmos bem a situação, estamos encaminhando uma professora apta a atender deficientes visuais, pois percebemos essa necessidade”, informou a gerente.



A equipe da Sedu tem trabalhado para que o projeto cresça e se estabeleça. Segundo a assistente do Classe Hospitalar, Luiza Elena Candido de Almeida, uma outra ação, neste ano, para ampliar a qualidade do projeto é estreitar a relação entre as professoras e a escola de origem do aluno.

O Classe Hospitalar atendeu, em todo o ano de 2007, cerca de 3.500 alunos/pacientes. E a professora Jeannette Zane Rocha destaca a importância deste projeto. “Ao ser hospitalizada, a criança e/ou adolescente e seus familiares encontram um espaço novo, situação desconhecida, expectativas diárias e são obrigadas a depositar na equipe médica e no Hospital as escolhas para o que é melhor para a criança e adolescente naquele momento. A Escola no Hospital é o único elo com o mundo fora deste e contribui no tratamento às enfermidades, uma vez que o conhecimento contribui para o bem estar físico, psíquico e emocional”.

Histórico

O Classe Hospitalar é uma parceria do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Educação e de Saúde, com o Hospitais Infantil Nossa Senhora da Glória e Dório Silva e a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

Implantado no Hospital Infantil desde 2001, o projeto também funciona no Hospital Dório Silva (2004), em Serra. Desde 2004 já foram atendidos cerca de 13 mil, alunos/pacientes. Os atendimentos acontecem nos turnos matutino, das 7 às 12 horas, e no vespertino, das 13 às 18 horas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
José Roberto Santana / Álvaro Muniz / Kárita Iana / Geiza Ardiçon
Tels.: 3137 3656 / 9971-0958 / 9985-7783
E-mail: jrsantana@sedu.es.gov.br / amneto@sedu.es.gov.br / kisandrade@sedu.es.gov.br
Texto: Kárita Iana

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard