20/06/2012 07h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Semana Estadual sobre Drogas: especialista faz palestra sobre assunto no segundo dia do evento

Nesta terça-feira (19), segundo dia de atividades da Semana Estadual sobre Drogas, estudantes, profissionais envolvidos no assunto – sobretudo da área da saúde – autoridades e demais interessados lotaram o auditório do Salão São Tiago, no Palácio Anchieta. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o psiquiatra Antônio Nery Alves Filho, especialista com vasta experiência internacional.

Com o tema “Quanto mais se fala, mais de falha – Por quê?”, Nery fez uma abordagem profunda sobre o assunto, tirando o foco das drogas e voltando a atenção do debate para as pessoas. Seu foco foi na questão social. “Não devemos falar sobre as drogas, devemos falar sobre as pessoas. Falhamos em falar somente nas drogas”, justificou seu argumento.

Nery detalhou um pouco de sua experiência de vida para aproximar o tema do cotidiano. Falou da origem do problema, remontando desde o princípio as primeiras experiências da humanidade com as substâncias psicoativas. “O álcool entra na vida humana através dos humanos. A dor de ser humano é amenizada pelo uso de substâncias psicoativas, afirmou".

O especialista continuou: “Droga é uma questão de humanos, são os humanos que fazem as drogas. Cada humano tem a sua singularidade. Cada um de nós pertence a uma cadeia transgeracional diferente”, salientou. Para superar esse problema, Nery defendeu o restabelecimento de pactos fundamentais da sociedade embasados nas relações humanas.

O coordenador Estadual sobre Drogas, Renato Carlos Vieira, destacou a importância do evento, que trata sobre um tema contemporâneo. O público que tem comparecido é bem heterogêneo, o que amplia a discussão em vários segmentos da sociedade. “O objetivo é que nós possamos trocar ideias e conversar para uma posterior reflexão”, contou.

Programação

Nesta quarta-feira (20), as atividades têm prosseguimento com a conferência “Drogas, isso lhe interessa?”, que será conduzida pelo especialista Antônio Nery Alves Filho, a partir das 8h30min, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O evento é aberto ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard