10/11/2005 14h30 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Seminário Agricultura, Alimentação e Diversidade Cultural acontece nesta sexta (11)

As Secretarias de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e da Saúde (Sesa), junto com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Espírito Santo (Consea-ES) promovem nesta sexta-feira (11) o seminário “Agricultura, Alimentação e Diversidade Cultural”. O evento acontece a partir das 9 horas, no auditório do Hospital da Policia Militar (HPM), em Vitória.

O objetivo é sensibilizar gestores estaduais e municipais e a sociedade civil para a importância da segurança alimentar e nutricional na qualidade de vida da população. A abertura será feita pela secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Vera Nacif, e pelo presidente do Consea-ES, Pedro Kitoko.

O evento também terá a participação de conselheiros do Consea-ES e de Segurança Alimentar dos municípios, além de representantes dos municípios e de grupos indígenas do Estado.

Os temas em foco são “Perfil Alimentar e Nutricional da População Brasileira”, “Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre doenças crônicas e degenerativas e obesidade: alimentação saudável, atividades físicas e saúde”, entre outros.

Na ocasião, serão servidos lanches preparados com alimentos típicos de cada município, ação que integra a Mostra da Diversidade Cultural da Culinária. O seminário conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag)

9 horas - Abertura Oficial

Secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Vera Nacif
Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Espírito Santo – Pedro kitoko

9h30- Palestra: Perfil Alimentar e Nutricional da População Brasileira
Profª. Ana Maria Bartels Rezende - Coordenadora do curso de Nutrição da UVV

10 horas – Intervalo

10h15 min – Palestra “Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre doenças crônicas degenerativas e obesidade: alimentação saudável, atividade física e saúde”.
Dr. Valmir Ramos da Silva - Doutor em Pediatria - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Conselheiro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Espírito Santo (Consea-ES)

10h45 – Debate

11h15 – Relato de Experiência:
Compra local antecipada da Agricultura Familiar e Vale Tíquete
Maisa Vieira D. Fosse - Secretária Municipal de Ação Social de Muqui

Agricultura Familiar Urbana
Florindo Venturini Campista - Morro do Quadro – Vitória

12 horas – Almoço

14 horas – Palestra: Desenvolvimento Agrícola no Espírito Santo: Ações e Perspectivas
Wolmar Roque Loss - Subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário – Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG)

14h30 – Palestra: Agricultura Orgânica numa Perspectiva de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Alfredo Stange - Coordenador da Gerência de Agricultura Orgânica da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG)