22/10/2007 14h40 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Seminário discute controle de doenças não-transmissíveis

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está com inscrições abertas para o IV Seminário Estadual de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANTs), que será realizado nos dias 29, 30 e 31 deste mês, na Assembléia Legislativa. O evento, que contará com a participação de técnicos do Ministério da Saúde e de representante do Instituto Nacional de Câncer, vai abordar a prevenção e o monitoramento de doenças não-transmissíveis.

Durante o evento será discutido como as secretarias municipais podem prevenir os fatores de risco e monitorar as patologias que compõem as chamadas DANTs: doenças cardiovasculares, cânceres e agravos com causas externas.

Esse grupo de doenças é responsável por 68,8% dos óbitos no Brasil, em 2005, gerando um impacto significativo na morbidade hospitalar e ambulatorial, seja da rede pública ou privada.

No Espírito Santo, dados da Sesa apontam que, no ano de 2005, as DANTs contribuíram com 74,7% dos óbitos e com algo em torno de 70% das internações na rede do SUS estadual.

Público-alvo

A quarta edição do seminário tem como público-alvo os técnicos das vigilâncias epidemiológicas municipais, sobretudo das cidades com população superior a 100 mil habitantes.

Os municípios indicarão seus representantes, que deverão preencher a ficha de inscrição.

Informações no site www.saude.es.gov.br e pelo telefone (27) 3137-2491 - fax (27) 3137-2311.

Confira a programação

29 de outubro

8 horas – Inscrição e recepção – café da manhã de boas vindas

9 horas – Abertura
Convidados:
Anselmo Tose, secretário de Estado da Saúde
Luiz Cláudio Oliveira da Silva, gerente de Vigilância em Saúde
Simone Jogaib Daher, chefe do NEVE
Débora Malta, coordenação nacional DANT/SVS/MS

9 horas – Desafios na Abordagem das DANTs no Mundo e no Brasil.
Débora Malta

12 horas – Intervalo para almoço

14 horas – Morbidade e Vigilância em DANTs
Experiência Nacional: VIGITEL
Débora Malta

15 horas – Alimentação no ciclo de vida – Proteção e Risco.
Nutricionista: Fábio Gomes – INCA

16 horas – Lanche

30 de outubro

8h30 – Encaminhamentos institucionais para desenvolvimento da vigilância das DANTs – Papel do gestor estadual