12/08/2004 15h58 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Seminário discute Protocolos Clínicos

O seminário “Medicamentos excepcionais: acesso e eqüidade”, que está sendo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde no auditório do Tribunal de Justiça, abordou na tarde desta quinta-feira (12), o tema “Uso Racional de Medicamentos e Protocolos Clínicos”.

A palestra, iniciada pelo representante do Ministério da Saúde, Guilherme Becher Sander, explicou a importância da criação de protocolos no Sistema Único de Saúde, que são utilizados para regulamentar os procedimentos médicos, diminuindo a variabilidade, os riscos e os custos. Assim, os pacientes terão encaminhamentos padronizados, independente do hospital e do médico que o atendeu. De acordo com Guilherme “criar e implementar protocolos é gerar e inovar tecnologia no SUS”.

No Brasil já estão disponíveis cerca de 31 protocolos e outros 29 estão prontos para ser publicados. Os protocolos servirão ainda para auxiliar os gestores, médicos, pacientes e juizes, criando uma hegemonia na tomada de decisões como, por exemplo, na compra de medicamentos excepcionais.

O evento, que tem como objetivo discutir o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde aos medicamentos de alto custo, termina amanhã (13), com a palestra “Judicialização dos medicamentos excepcionais”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa da Costa
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard