10/08/2004 15h00 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Seminário divulga os benefícios da Homeopatia

A Homeopatia é uma ciência médica que vem contribuindo para promover a saúde de grande número de usuários. No entanto, a desinformação ainda é grande. Nos últimos meses os principais programas de televisão abordaram o tema, mas de forma pouco satisfatória.

Pensando nisso, o Centro de Referência em Homeopatia, da Secretaria de Estado da Saúde, vai discutir nos dias 20 e 21 deste mês “A homeopatia no Espírito Santo”.

O evento, que acontece no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira, pretende esclarecer o que é a Homeopatia, seus princípios e fundamentos, divulgar essa ciência aos demais profissionais de saúde, mostrar as ações e os resultados dos serviços e discutir as melhorias pesquisadas pelos cientistas da área. Além disso, serão divulgados os atendimentos de homeopatia realizados pelo Sistema Único de Saúde.

Balanço

A Homeopatia foi criada na Alemanha há mais de 200 anos, e se difundiu em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 15 mil médicos homeopatas trabalhando, em todas as regiões do país e foram instaladas inúmeras farmácias para atender a crescente demanda.

O uso da Homeopatia na veterinária e na agricultura é uma realidade. A grande diferença para a alopatia é a abordagem mais humanizada, onde cada paciente é visto em sua essência, de forma individualizada. Na há lugar para a massificação.

A Homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Regional de Medicina desde 1980, quando foi implantada no Serviço Público. A crescente credibilidade reafirma a Homeopatia como opção terapêutica em todos os segmentos da sociedade. Várias universidades incluíram a disciplina em seus currículos, atestando esse fato.

As inscrições para o seminário podem ser feitas no Centro de Referência em Homeopatia: 3381-3340 / 3381-3339

8h30 – 9h30: Mesa de Abertura

- João Felício Scárdua – Secretário Estadual de Saúde

- Rosane Mageste – Subsecretária Estadual de Saúde