19/08/2004 09h59 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Seminário fala sobre a Homeopatia no Espírito Santo

Nesta sexta-feira (20), o Centro de Referência em Homeopatia da Secretaria de Estado da Saúde, Sesa, irá discutir, no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira, “A Homeopatia no Espírito Santo”.

O seminário começa às 8h30 e segue até às 18 horas, com a participação do secretário estadual de saúde, João Felício Scárdua, que fará a abertura do evento, e de importantes profissionais que serão responsáveis pela a apresentação do tema.

O objetivo é esclarecer o que é a Homeopatia, seus princípios e fundamentos, divulgar essa ciência aos demais profissionais de saúde, mostrar as ações e os resultados dos serviços e discutir as melhorias pesquisadas pelos cientistas da área. Além disso, serão divulgados os atendimentos de homeopatia realizados pelo Sistema Único de Saúde, SUS.

Para se inscrever, basta que os interessados entrem em contato com o Centro de Referência em Homeopatia através dos telefones: 3381-3340 / 3381-3339.

Balanço

A Homeopatia foi criada na Alemanha há mais de 200 anos, e se difundiu em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 15 mil médicos homeopatas trabalhando, em todas as regiões do país. Foram instaladas inúmeras farmácias para atender a crescente demanda.

O uso da Homeopatia na veterinária e na agricultura é uma realidade. A grande diferença para a alopatia é a abordagem mais humanizada, onde cada paciente é visto em sua essência, de forma individualizada. Não há lugar para a massificação.

A Homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Regional de Medicina desde 1980, quando foi implantada no Serviço Público. A crescente credibilidade reafirma a Homeopatia como opção terapêutica em todos os segmentos da sociedade. Várias universidades incluíram a disciplina em seus currículos, atestando esse fato.

8h30 – 9h30: Mesa de Abertura

- João Felício Scárdua – Secretário Estadual de Saúde

- Rosane Mageste – Subsecretária Estadual de Saúde

- Saulo do Val – Presidente do Conselho Regional de Medicina