09/10/2008 05h49 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Seminário reúne pesquisadores para apresentação de resultados de pesquisas sobre SUS até sexta (10)

Pesquisadores da área da saúde estão reunidos até sexta-feira (10) nos Seminários de Avaliação Parcial e Final das pesquisas voltadas para melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), no auditório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Vitória.

Os dois eventos são realizados pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e pretendem divulgar os resultados das pesquisas, além de promover o debate em torno de questões que apontem melhorias para os usuários da saúde pública no Estado. Além disso, a intenção é aproximar pesquisadores dos profissionais que atuam no SUS, para que as pesquisas sejam aproveitadas.

Na abertura do evento, realizada na manhã desta quarta-feira (08), o presidente da Fapes, Luciano Terra Peixoto, informou que a primeira etapa deste Programa, voltada para a saúde no Espírito Santo, está se consolidando com a apresentação dos estudos já financiados por meio de editais. “Esta é uma forma de prestar contas à sociedade dos investimentos feitos pelo setor público”, disse.

Já o representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Belmiro Salles, disse que a avaliação e o acompanhamento é uma oportunidade para ter melhores resultados do Programa no Espírito Santo.

O secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tozi, também esteve presente no evento, e aproveitou para falar sobre a necessidade da saúde estar mais próxima da ciência e tecnologia. “A integração dos pesquisadores com os profissionais da área da saúde é necessária para estudos de problemas parciais como a tuberculose, a hanseníase, o uso de drogas, dentre outros”, comentou.

Ao todo serão apresentadas 37 pesquisas, sendo 19 concluídas (seminário final). As outras 18 estão em desenvolvimento (seminário parcial).

Saúde e Ambiente e Trabalho, Saúde Mental, Sistemas e Políticas de Saúde, Doenças Transmissíveis e Não-Transmissíveis, Alimentação e Nutrição, Assistência Farmacêutica, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso e Saúde da Mulher são as áreas temáticas das pesquisas que serão apresentadas.

Nos Seminários, participam especialistas capixabas e consultores ad hoc de outros Estados, que avaliarão a qualidade e a aplicabilidade das pesquisas. Ao final de cada bloco de apresentações, será realizado um debate. Também estão presentes técnicos da Sesa, da Fapes, do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A participação no evento é aberta a interessados em aprofundar conhecimentos e conhecer os projetos voltados para a melhoria da qualidade do SUS do Espírito Santo.

Parceria

A ação faz parte do Programa Nacional “Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde”, que busca investir e financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população, que necessitam de conhecimento científico para sua resolução. A realização no Espírito Santo é resultado da parceria entre o MS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Fapes e da Sesa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Luisi Pessôa
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - SECT-ES
(27) 3380-3780/996424.90
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard