08/06/2007 06h42 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Serviço de Verificação de Óbito da Sesa dá suporte à pesquisa sobre sedentarismo

Uma parceria entre o Sistema de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o pesquisador e professor de Educação Física, Daniel Folador, visa trazer mais informações sobre a relação entre o sedentarismo e a saúde da população. O estudo, que já se encontra em fase final, está em curso há aproximadamente dois anos e deve ser concluído até o final de 2008.

Até agora foram colhidas 384 amostras de tecidos de pessoas que morreram por todo o Estado de causa interna não definida. Os resultados indicam, por enquanto, que o número de pessoas que morrem em decorrência de problema circulatório ou respiratório e que eram sedentárias é relativamente alto.

“No entanto, como a quantidade de amostragens coletadas não é a ideal e ainda há mais de um ano para a pesquisa ser concluída, o resultado final pode sofrer alterações”, destaca Daniel. Segundo o professor, há também um objetivo interdisciplinar de direcionar os dados médicos obtidos para a área da Educação Física.

A idéia da pesquisa surgiu enquanto o professor era universitário e fazia sua Tese de Conclusão de Curso. “Na época, a preocupação com a tendência ao sedentarismo e seus transtornos me levou a iniciar este estudo”, afirma ele. A partir desse ponto, o pesquisador procurou um suporte do SVO, por meio de sua coordenadora, Dalva Binda, que forneceu as condições para a realização do trabalho.

O SVO, responsável pela necropsia, manda os resultados obtidos para o laboratório de Daniel, onde é feita a interpretação dos dados. Após a interpretação, o estudioso devolve o que foi levantado para o SVO, que fica a par dos resultados. Tudo é feito de modo sigiloso, conforme uma pesquisa científica.

Saiba mais sobre o SVO
O SVO presta serviço de esclarecimento de causa de morte quando o óbito for provocado por moléstia mal definida e morte natural, sem assistência médica, além de fornecer laudos médicos e atestados de óbito.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard