11/12/2006 11h07 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Serviço de Verificação de Óbitos recebe veículo do Governo Federal

Nesta semana, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) vai receber do Governo Federal um rabecão para auxiliar nos trabalhos do órgão. Em todo o Brasil, somente o Espírito Santo será contemplado com o carro por ter entregue a documentação de cadastramento ao Ministério da Saúde no prazo estipulado.

Enquanto o Departamento Médico Legal (DML) é responsável pelo reconhecimento de mortes violentas, o SVO cuida das mortes súbitas. “O carro vai atender, principalmente, a população carente. Antes do veículo, os corpos eram recolhidos pelo rabecão do DML, por ambulâncias ou até mesmo por viaturas”, afirma a coordenadora administrativa do SVO, Dalva Binda.

O serviço surgiu no Espírito Santo em outubro de 2002, mas foi em junho de 2006 que, por meio da Portaria 1405, o Ministério da Saúde regulamentou as normas e procedimentos do SVO. A portaria determinou, ainda, o cadastramento do serviço em 23 Estados, até o dia 30 de julho, para recebimento de verba. Dos 23, apenas 10 entregaram no prazo; dos 10 apenas o Espírito Santo estava com a documentação completa.

Com administração direta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o SVO funciona no Hospital da Polícia Militar (HPM) com uma equipe de seis médicos patologistas, 14 técnicos em necropsia, um diretor técnico e um coordenador administrativo. O horário de atendimento é de 24 horas para recepção de óbitos e das 7 às 23 horas para procedimentos de necropsia, inclusive sábados e domingos.

Saiba mais:

- O SVO presta serviço de esclarecimento de causa de morte quando o óbito for provocado por moléstia mal definida e morte natural, sem assistência médica, além de fornecer laudos médicos e atestados de óbito;

- No Espírito Santo, o serviço surgiu por conta de uma greve da Polícia Civil. Com o protesto, os corpos não eram recolhidos, o que causou um grande transtorno ao Governo e às famílias.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório / Mariana Almeida / Daniele Bolonha
Texto: Daniele Bolonha
Tels.: (27) 3137-2378 / 2315 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard