19/02/2009 08h33 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Serviços de urgência e emergência funcionam normalmente durante feriado de Carnaval

Os serviços de urgência e emergência prestados pelas instituições administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vão funcionar normalmente durante o Carnaval. O Governo do Estado decretou ponto facultativo para os servidores estaduais nos dias 23, 24 e 25 deste mês, mas os serviços essenciais serão mantidos para a população.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e os hospitais São Lucas (HSL), em Vitória; Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha; Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; Silvio Avidos (HSA), em Colatina; São José do Calçado (HSJC), em São José do Calçado; e João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu; e Hospital Drª. Rita de Cássia (HDRC), em Barra de São Francisco, não vão parar.

Da mesma forma funcionarão os prontos-socorros dos hospitais Dório Silva (HDS), em Serra; Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (HUIJM), em Jerônimo Monteiro; e os Infantis Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.

A exceção são os atendimentos ambulatoriais oferecidos nestas unidades, que ficam fechadas durante o Carnaval e só reabrem na quinta-feira (26).

Demais serviços

Os demais serviços oferecidos pela Sesa, que não são de urgência e nem de emergência, também seguem o expediente decretado pelo Governo do Estado: param nos dias de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas.

O Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, durante todo o feriado. O atendimento é feito por meio do telefone: 0800-283-9904.

Os serviços ambulatoriais dos Centros Regionais de Especialidades (CREs) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica; de Vila Velha; de Cachoeiro de Itapemirim; de Colatina; e de São Mateus também fecham no feriado e só retornam na quinta-feira (26).

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, funcionará das 07 às 17 horas no sábado (21), segunda (23) e terça-feira (24). Na quarta (25), abrirá no horário habitual, das 07 às 18h30. No domingo (22), não haverá atendimento, como de costume.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro