22/11/2004 16h13 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Sesa apresenta aos prefeitos planos de melhorias para o SUS

Os quatorze prefeitos eleitos da microrregião de Colatina conheceram na manhã desta segunda-feira (22), os planos estaduais para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas Ecoporanga e Nova Venécia não enviaram representantes.

O secretário estadual de Saúde, João Felício Scárdua, acompanhado por de subsecretários, superintendentes e técnicos, explicou como funciona o Plano Diretor de Regionalização, como são feitas as pactuações entre Estado e municípios e quais são as obrigações com a atenção básica.

“Desta forma podemos mostrar que o Governo Paulo Hartung faz política de saúde e não política com a saúde”, destacou Scárdua. O secretário organizou a reunião e convidou os prefeitos eleitos para uma apresentação geral. O deputado estadual Paulo Foleto compareceu ao evento.

A reunião, que aconteceu em Colatina, é o primeiro de oito encontros que acontecerão entre o final de novembro e início de dezembro. “A intenção é conversar com todos os prefeitos eleitos e explicar que a saúde no Espírito Santo tem seguido um planejamento. Se todos seguirmos essa linha, quem ganha é quem está na ponta final, o paciente do SUS”, finalizou o secretário.

A próxima reunião acontece nesta terça-feira (23), no Center Norte Conceição, em Linhares, às 9h. Foram convidados os prefeitos de Linhares, Aracruz, Ibiraçu, Rio Bananal, João Neiva e Sooretama, com seus futuros secretários de Saúde e de Finanças; representantes do Ministério Público; e vereadores e deputados da região.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br