26/11/2008 06h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Sesa capacita 135 enfermeiros para atuar no manejo clínico da dengue a partir da próxima quinta (27)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, a partir da próxima quinta-feira (27), a “I Capacitação de Profissionais de Enfermagem no Manejo da Dengue”, voltada para enfermeiros. Os cursos serão ministrados no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra.

Na quinta (27) e sexta-feira (28), ocorre a capacitação para profissionais dos municípios prioritários (Aracruz, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Ibiraçu, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma e São Mateus), exceto os da Grande Vitória, cujos profissionais já foram capacitados.

Já nos dias 5 e 6 de dezembro, será realizada a capacitação dos profissionais dos municípios de médio risco, que são: Água Doce do Norte, Alegre, Alto Rio Novo, Ibatiba, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Teresa, São José do Calçado, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.

Curso

Nesta quinta (20) e sexta (21), a Sesa capacitou 45 enfermeiros dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. A capacitação ocorreu no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), localizada na Rua Moacyr Strauch, 85, na Praia do Canto, em Vitória.

O curso gratuito tinha como objetivo capacitar os profissionais que atuam no manejo de pacientes com dengue, na rede de atenção primária, hospitalar, além de vigilância epidemiológica. Esses enfermeiros têm o compromisso de atuar como multiplicadores do tema nos municípios. Participaram da capacitação profissionais que atuam na rede pública.

A enfermeira Gislene Damasceno, que atua na Unidade de Saúde de Jardim América, em Cariacica, disse que foi a segunda vez que participou de uma capacitação como esta. “Estou gostando do trabalho que está sendo desenvolvido. Sei que estes conhecimentos vão me ajudar muito no trabalho”, comentou.

A enfermeira da Unidade de Saúde de Santa Luiza, em Vitória, Daniele Fernandes Pimentel, também gostou do curso oferecido pela Sesa, e aproveitou a oportunidade para entrar em contato com novos conteúdos, específicos para o atendimento da dengue. “Vou atuar como multiplicadora no município, o que vai ser muito bom. Participei dos dois dias de treinamento e estou satisfeita”, disse.

Os profissionais receberam certificados de participação. A capacitação foi ministrada por enfermeiras da Sesa, Cristina Christ Bergami e Tânia Mara Ribeiro, treinadas pelo Ministério da Saúde (MS) para abordar o tema.

ES enfrentando a dengue

A Sesa está realizando uma série de ações para organizar o atendimento aos casos de dengue e para evitar que haja uma epidemia nos próximos meses. Na última semana, 90 médicos foram capacitados pela Sesa, além dos 210 profissionais que já foram capacitados este ano, para atuar no manejo da dengue.

Todas as ações desenvolvidas fazem parte do Programa Espírito Santo Enfrentando a Dengue, que foi lançado em outubro deste ano, com o objetivo fortalecer quatro grandes eixos do Programa Estadual de Controle da Dengue, que são: controle ao vetor, assistência ao doente, educação em saúde e vigilância epidemiológica.

Números

Neste ano, de janeiro até a última semana, o número de casos de dengue chegou a 34.364, um aumento de mais de 300% se comparado ao igual período de 2007, quando houve 10.447 notificações. Ainda em todo o ano de 2008, foram notificados 410 casos de dengue hemorrágica, com 67 confirmações.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard