19/06/2006 12h18 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Sesa capacita 57 servidores por meio de programa internacional

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos, e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), capacitou 57 servidores por Empretec, um intensivo programa de treinamento, combinando aspectos comportamentais do gerente/empreendedor e exercícios práticos que visam o aperfeiçoamento de suas habilidades.

O Empretec é um programa internacional que reúne a Organização das Nações Unidas (ONU); a Agência Brasileira de Cooperação, órgão do Ministério das Relações Exteriores; e o Sebrae, responsável pela sua execução.

As atividades duraram nove dias seguidos, com carga de oito horas diárias. A primeira turma foi capacitada no período de 24 de maio a 01 de junho, já a segunda turma aprendeu as técnicas no intervalo de 05 a 13 de junho.

Foram contemplados servidores dos Hospitais São Lucas, Adauto Botelho, Pedro Fontes, Infantil Alzir Bernardino Alves, Roberto Arnizault Silvares, Maternidade Sílvio Avidos, Dório Silva, Antônio Bezerra de Faria, Infantil Nossa Senhora da Glória, Dra. Rita de Cássia e Unidade Integrada de Jerônimo Monteiro.

Além dos gerentes dos hospitais, participaram profissionais do SAMU-192; Crefes; CRE- Vila Velha; Superintendências Regionais de Saúde de Cachoeiro, Colatina e São Mateus; CAPAAC; e Hemocentro.

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose participou da abertura das duas turmas, quando ressaltou a importância dos servidores na capacitação, com foco no planejamento e metas de cada área.

Características individuais

O Empretec é um programa que reúne o Sebrae, a Agência Brasileira de Cooperação, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Seu objetivo é viabilizar a competitividade empresarial, por meio do aperfeiçoamento das características individuais, do comportamento empreendedor, da assistência técnica, do acesso a banco de dados e a uma ampla rede internacional de apoio, possibilitando assim, a criação de empresas inovadoras.
O Empretec é uma iniciativa que traz para o Brasil a experiência de programas semelhantes, realizados em diversos países do mundo. Ele desenvolve as potencialidades da personalidade de empresários para a conquista do sucesso no mundo dos negócios, além de os familiarizar com os padrões de comportamento do empresário bem sucedido, tais como:
- Conhecer seu potencial empresarial pessoal: pontos fortes e fracos;
- Identificar ou melhorar suas oportunidades empresariais;
- Entender seu próprio comportamento ao assumir riscos calculados;
- Apreciar a importância da persistência e cumprimento com contrato de trabalho;
- Entender a relação existente entre a qualidade e eficiência, e o êxito empresarial;
- Usar redes de contatos pessoais e empresariais;
- Desenvolver estratégias de negócios efetivas;
- Tirar proveito de suas iniciativas.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br