14/11/2008 07h35 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Sesa capacita estudantes de faculdade para atuar no combate à dengue nesta sexta (14)

Nesta sexta-feira (14), a partir das 11 horas, aproximadamente 70 alunos do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas São Pedro (Faesa), participam de capacitação sobre o combate à dengue, oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A Faculdade fica localizada na Rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro, Vitória.

De acordo com a assistente social do Programa de Educação em Saúde da Sesa, Flávia Selestrino, o objetivo da capacitação é preparar os alunos da Faculdade para realizarem ações de combate ao Aedes aegypti.

A Faculdade prevê ações como mobilização em escolas públicas, como a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Alvimar Silva, em Vitória; e a divulgação das ações necessárias para o combate à dengue na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Jardim Tropical e adjacências, em Serra.

Programa

Todas as ações desenvolvidas fazem parte do Programa “Espírito Santo Enfrentando a Dengue”, que foi lançado em outubro, com o objetivo de mobilizar toda a sociedade para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue. A Faesa é uma instituição parceira do programa, que está adotando medidas de combate à doença após a reativação do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, que ocorreu no mês passado.

Números

Até a 45ª semana epidemiológica deste ano, que corresponde até o dia 8 de novembro, foram notificados 34.282 casos de dengue clássica no Espírito Santo. Desse total, 67 casos foram confirmados como sendo dengue hemorrágica, com seis óbitos confirmados.

Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa