03/12/2007 15h41 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Sesa capacita mais uma turma para utilizar a nova versão do Sisagua

Nesta segunda-feira (03) mais uma turma iniciou a capacitação no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Vigiágua), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já treinou 36 técnicos municipais regionais nas três primeiras turmas, e esta conta com cerca de 15 participantes.

Os treinamentos acontecem no prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Vitória. O objetivo é capacitar os profissionais para o uso da versão 2007 do Sisagua. O Sistema é abastecido com informações de coleta, registro, transmissão e disseminação dos dados gerados rotineiramente, vindo das ações de vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano.

O Sisagua foi concebido para ser utilizado por profissionais da área da Saúde no exercício do programa Vigiágua, nas três esferas de Governo (municipal, estadual e federal). A alimentação on-line dos dados é realizada pelos municípios e pelas regionais de Saúde.

De acordo com a coordenadora estadual do Vigiágua, Virgínia Venturim Silva, o treinamento permite a capacitação dos funcionários da Saúde. "O Sisagua é importante para orientar a implantação de ações que possam melhorar as condições sanitárias da água para evitar a disseminação de doenças", ressalta.

Muitas enfermidades são ocasionadas pelo consumo de água contaminada por bactérias, vírus, protozoários, helmintos e substâncias químicas, entre outros. Por isso, a qualidade da água destinada ao consumo humano é uma prioridade constante da Sesa. A água contaminada pode causar febre tifóide, hepatite A, cólera e verminoses.

Os técnicos de cada município são responsáveis por fazer a coleta da água fornecida pelo sistema de abastecimento da região e enviar para o Laboratório Central (Lacen), onde é feita a análise do líquido. A quantidade de amostra varia de acordo com a localidade e são avaliados aspectos que levam em consideração o nível de cloro, a turbidez (relativo à transparência do líquido) e os coliformes totais.

O Vigiágua

O Vigiágua caracteriza-se como um conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de Saúde Pública para verificar se a água consumida pela população atende à legislação vigente. O sistema foi implantado no Espírito Santo em 2000 e atualmente abrange os 78 municípios capixabas.

O Programa avalia os riscos que os sistemas e as soluções alternativas de abastecimento de água – tais como poços artesianos e comuns (de quintal) – representam para a saúde humana. Moradores que não recebem água encanada devem cadastrar suas residências para que os profissionais possam orientá-los sobre os cuidados.

Na próxima semana, a Sesa abrirá uma nova turma e oferecerá a capacitação para os profissionais dos municípios que estiverem interessados. Mais informações na Coordenação de Vigilância Ambiental, pelo telefone (27) 3137-2471.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha