07/01/2008 12h21 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa capacita médicos de Vila Velha para diagnóstico da dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, realiza nesta terça (08), quarta (09) e quinta-feira (10) uma capacitação em diagnóstico e tratamento de dengue para médicos da rede de saúde do município. O evento acontece no auditório do Hospital Santa Mônica, das 8 às 17 horas.

O objetivo do treinamento é capacitar profissionais da saúde envolvidos na atenção aos pacientes com dengue, procurando a melhoria da qualidade da assistência médica e redução da letalidade das formas graves da doença no Estado.

Ao todo, 60 médicos vão participar da capacitação. O treinamento será dividido em três turmas, uma para cada dia, sendo as duas primeiras para clínicos e médicos do Programa de Saúde da Família e a terceira para médicos pediatras.

Segundo a médica do Programa Estadual de Controle da Dengue, Theresa Cardoso, com esta atividade, a Sesa busca atingir a classe médica, capacitando os profissionais no conhecimento da epidemiologia da doença e os ajudando no diagnóstico.

Entre os tópicos desenvolvidos no seminário estão a análise do quadro clínico da dengue, a situação da doença no Espírito Santo e no Brasil, e o ciclo do agravo. As aulas serão dadas por meio de estudos de casos clínicos e aulas expositivas.

De acordo com a médica, os municípios são responsáveis pelo treinamento dos profissionais que atuam nos seus serviços de saúde. “Eles podem pedir nossa ajuda e agendar um treinamento conosco”, explica. No ano de 2007, a Sesa capacitou cerca de 150 médicos das redes municipais para o diagnóstico da dengue.

Para Theresa Cardoso, a procura do município de Vila Velha pelo treinamento é uma atitude louvável. “Eles estão se preparando antes da onda de casos que acontecem no verão. Espero que essa atitude incentive outros municípios a fazerem a mesma coisa e capacitem seus médicos”, ressalta.

Os municípios que estiverem interessados na capacitação podem entrar em contato com o Programa Estadual de Controle da Dengue nos telefones (27) 3137 2584, 3137 2485 ou 3137 2471.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha