28/08/2012 08h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Sesa capacita proprietários de cozinhas industriais

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoverá, nesta quarta-feira (29), uma capacitação voltada para proprietários de cozinhas industriais. O objetivo é contribuir para a melhoria nos processos de produção e fornecimento, evitando maiores riscos à saúde das pessoas.

Segundo a chefe da Vigilância Sanitária do Estado, Marizete Silva, durante a curso os participantes poderão passar por um aprimoramento do trabalho realizado, discutindo os cuidados que devem ser adotados desde a aquisição da matéria prima, preparo e fornecimento desses alimentos (marmitex).

A Sesa também está propondo um mecanismo para garantir a qualidade desses produtos. “Estamos estabelecendo um projeto de ação em parceria com os municípios. Isso envolveria ainda nós da Vigilância Sanitária Estadual e o Laboratório Central (Lacen), diz Marizete.

Cada um contribuiria com um papel específico. Resumidamente, a Vigilância Sanitária se responsabilizaria pelos cursos de capacitação. Já o Lacen, por montar um cronograma de análise das marmitas. E os municípios entrariam com a coleta fiscal de amostras reprovadas pelo Laboratório nas análises de orientação, cujos resultados devem ser liberados em até 72 horas.

“O nosso objetivo é mostrar a preocupação da Sesa para garantir a qualidade do alimento fornecido, evitando danos à saúde das pessoas. Para isso, será alinhada com os proprietários a importância da implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle”, salienta Marizete.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard