01/04/2008 08h35 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sesa capacita técnicos dos Programas de Alimentação e Nutrição a partir desta terça (01)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, entre esta terça (01) e quinta-feiras (03), no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Vitória, uma capacitação de técnicos municipais e digitadores das Coordenações Municipais dos Programas de Alimentação e Nutrição. Aproximadamente 150 representantes de todo o Espírito Santo foram convidados para o evento.

O objetivo é familiarizar os municípios com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) Web, um software desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), usado para identificar as condições nutricionais e alimentares dos brasileiros. O novo programa substituirá uma versão anterior, em funcionamento desde 2003 e que atualmente está instalado em todos os municípios do Estado.

Além disso, o sistema registra informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos tanto nos estabelecimentos de Saúde como por profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

A reunião de dados possibilita traçar o perfil nutricional da população capixaba. As ações na área são direcionadas de acordo com os resultados. Por isso o novo sistema é importante, pois fornece informações mais completas.

O período de transição dos dois softwares vai até julho de 2008. Até lá, o Banco de Dados do SUS (Datasus) ainda receberá informações do programa antigo. Todo o histórico de registros realizados nos anos anteriores será mantido e estará acessível.

As turmas foram divididas em três: uma nesta terça (01), uma na quarta (02) e outra na quinta-feira (03). O treinamento será dado pelo técnico do Ministério da Saúde, Jéferson Moura.

Serviço:

Funasa: Rua Moacyr Strauch, 85, Praia do Canto – Vitória-ES