15/10/2009 05h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Sesa celebra Dia do Professor com programação especial

Em celebração ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), serviço oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza uma programação especial nesta sexta-feira (16), para estes profissionais. Com o slogan ‘Voz: Alegria e Lamento’, o tema deste ano é a Síndrome de Burnout – distúrbio psíquico – que acomete cada vez mais estes trabalhadores.

A Síndrome de Burnout entre professores é conhecida como uma exaustão física e emocional, que começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui. Dentre os sintomas, está a ausência de alguns fatores motivacionais como energia, alegria, entusiasmo, satisfação, interesse, vontade, sonhos para a vida, ideias, concentração, autoconfiança e humor, que levam ao desequilíbrio e adoecimento.

De acordo com a fonoaudióloga do Cerest, Isabela Castro, a programação foi dividida em dois dias, em horários diferenciados, e não incluindo o dia 15, devido à folga dos professores. “Esperamos a presença de cerca de 40 pessoas em cada dia de evento, onde vamos debater os problemas enfrentados por diversos profissionais, principalmente por docentes”, explicou.

Para Isabela, o evento será um momento reflexivo sobre o “uso da voz como instrumento de trabalho na rotina diária, suas consequências e alternativas e formas de enfrentamento”.

Além da palestra sobre a Síndrome de Burnout, ainda acontecem momentos culturais, com apresentação de coral e teatro, entre outros. O Cerest funciona no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica, ao lado da Estação Ferroviária Pedro Nolasco.

Programação:

Dia 16/10 - sexta-feira
9h – Abertura
9h20 – Palestra sobre “Síndrome de Burnout”
10h30 – Momento cultural
12h – Encerramento