18/12/2007 06h39 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa conclui a compra de seis ambulâncias para cinco hospitais do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) concluiu, neste mês, a compra de seis ambulâncias que em breve serão entregues a cinco hospitais da Rede Estadual de Saúde Pública. São eles: Hospital Drª. Rita de Cássia (HDRC), em Barra de São Francisco; Hospital São José do Calçado (HSJC), em São José dos Calçados; Hospital João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu; Hospital Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM) e Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus. Cada um receberá um veículo, exceto o HRAS, que ficará com dois. O valor investido na aquisição foi de R$ 762 mil.

As ambulâncias são da marca Renault, empresa ganhadora do pregão eletrônico, e do modelo Master Furgão, 2.5 e 16 V. As revendedoras de automóveis que participaram do processo de compra tiveram que levar em consideração especificações determinadas pela Sesa.

Por se tratar de uma ambulância, foi necessário detalhar, entre outros, aspectos como tamanho, largura, capacidade de carga, peso, torque e tipo de combustível. Todo o processo de transformação do veículo em uma ambulância, bem como a instalação de equipamentos, é de responsabilidade da empresa vencedora do pregão, que, neste caso, também dará uma garantia de serviço de assistência técnica gratuita durante doze meses.

Os carros adquiridos são classificados como ambulâncias tipo B, ou de suporte básico, que são destinadas ao transporte inter e pré-hospitalar de pacientes com risco de morte. Elas, no entanto, não são adaptadas para intervenção médica fora de uma unidade de atendimento à saúde.

Os veículos entregues ao Hospital Roberto Arnizaut Silvares serão usados para cobrir toda a Microrregião de São Mateus, no norte do Estado, que é composta por onze cidades. Além disso, a região do Sul da Bahia também será atendida, já que os baianos são responsáveis por 15% a 20% dos atendimentos prestados pelo Hospital.

De acordo com o diretor-geral do HRAS, Allan Jacqueson, as duas ambulâncias a mais serão importantes, haja vista que os motoristas fazem, em média, duas viagens por dia para levar os pacientes aos hospitais de referência do Espírito Santo. “É um avanço muito grande. O Governador está fazendo investimentos. Vai ficar de bom tom”, conclui o ele.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard