18/02/2008 10h04 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa conclui matriz curricular de Especialização em Atenção Primária à Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) concluiu, por meio do Núcleo Pedagógico do Fórum de Educação Permanente em Saúde, a matriz curricular da Especialização em Atenção Primária à Saúde (APS).

O curso é destinado a aproximadamente 1.750 profissionais das equipes de Saúde da Família de todo o Estado e será oferecido por instituições de ensino superior credenciadas pela Sesa.

Além de capacitar os profissionais de Saúde da Família, as instituições credenciadas deverão treinar os docentes indicados para ministrar a capacitação.

Aulas

A Especialização em Atenção Primária à Saúde (APS) será organizada em módulos de conteúdos presenciais e semipresenciais, sob a forma de tutoria. A previsão é de que o credenciamento e os cursos comecem no primeiro semestre deste ano.

A Educação Permanente em Saúde é um dos projetos estratégicos do Governo do Estado para a expansão e fortalecimento da APS, atendendo os municípios, organizando a rede de Atenção Primária a Saúde e reduzindo a pressão nos serviços de urgência e emergência dos hospitais.

Inicialmente, a capacitação será direcionada aos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). A carga horária será de 360 horas e 60% das aulas serão semipresenciais, sendo realizadas nas unidades de saúde e pela internet, na forma de rodas de discussão.

Já o curso para docentes terá duração de 80 horas. Dois tutores acompanharão cada turma de profissionais. Para atuarem como tutores, os docentes deverão atender ao perfil estabelecido previamente pela Sesa e fazer cadastro na instituição de ensino superior credenciada.

A matriz curricular da especialização em APS foi construída com a participação de profissionais de Saúde e Educação de todo o Espírito Santo, com a realização de oficinas macrorregionais: Centro, Norte e Sul.

“O desafio foi pensar um curso com características regionais e que permita a participação e a troca de experiências entre os profissionais, os tutores e a comunidade. Agradecemos a todos que, de alguma maneira, apoiaram essa iniciativa”, disse a técnica da Coordenação Estadual da Atenção Primária à Saúde, Glória Maria Souza de Oliveira.

Mais informações:
Coordenação Estadual da Atenção Primária à Saúde