28/07/2009 09h24 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Sesa credencia hospital para captação e transplante de órgãos e tecidos no Espírito Santo

Os capixabas usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) agora vão contar com mais um serviço especializado. Na manhã desta terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) credenciou o Vitória Apart Hospital, em Serra, para a captação e o transplante de órgãos e tecidos como rim, fígado, córneas e pâncreas. Para isso, o hospital dispõe agora de um leito de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) de retaguarda.

“O Vitória Apart Hospital é a sexta unidade credenciada no Estado para captar e realizar transplantes de órgãos pelo SUS. Os outros são Evangélicos de Vila Velha (HEVV) e Cachoeiro de Itapemirim (HECI), Hospital das Clínicas (Hucam), Meridional e Santa Rita. Ontem foi realizado o primeiro de rim e fígado conjugado no Estado. A cirurgia durou oito horas e meia. E, nas próximas semanas, vamos lançar a Política de Incentivo de Transplantes”, disse o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi.

De acordo com a gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO/ES), Ana Francisca Gonçalves da Cruz, a aquisição deste leito de UTI de retaguarda para transplantados pela Sesa é muito importante para toda a população.



“É uma grande vitória para o Estado e para o povo capixaba, já que mais de 90% dos pacientes que aguardam por cirurgias de córnea, rim e fígado, são usuários do SUS”, destaca a gerente.

Tozi fez ainda um balanço sobre o serviço. “De 2007 para 2008, tivemos um aumento de quase 80% na realização de transplantes aqui no Estado. Mas ainda é preciso melhorar. Ainda temos 1.045 pessoas esperando um rim; 556 necessitando de córneas; 39 por um fígado e quatro aguardam um coração. Eu sou doador, já manifestei meu desejo. É preciso que cada um expresse a sua vontade”, disse ele.

Só no primeiro semestre de 2009, 115 cirurgias deste tipo foram realizadas pelo SUS. Participaram da solenidade o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, o diretor presidente do Vitória Apart, Paulo Paste; o representante do Ministério Público, José Alberto Dazzi; o presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos, Luiz Nivaldo; o secretário municipal de Saúde de Serra, Silvani Pereira, representantes de entidades de saúde, funcionários do Hospital, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann/Jucilene Borges
karllapadua@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard