03/02/2005 15h50 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Sesa dá dicas de alimentação para o carnaval

Durante os dias de carnaval é comum, principalmente entre os jovens, perda de noites de sono, alimentação inadequada e fora de horário e, além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas. Fatores que, segundo a coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Cristina Carpentieri Zollner, “resultam em uma fórmula explosiva para o aparecimento de alguns problemas de saúde”.

Ela sugere que, para garantir um carnaval saudável, é necessário o consumo de frutas, verduras, grãos, cereais, peixes e a ingestão de, no mínimo, dois litros de água diariamente. “Saber a procedência dos alimentos também é muito importante”, lembra Cristina, que chama a atenção para o fato de que no verão, os alimentos se contaminam com mais facilidade.

“Altas temperaturas favorece a proliferação de bactérias nos alimentos. É necessário saber a procedência do que será consumido e observar a higiene dos locais escolhidos para realizar as refeições”, enfatiza Cristina.

Cuidados

Alimentos e água contaminados causam gastroenterite — infecção no estômago e no intestino — comum no verão, cujos sintomas são vômito, diarréia, dor no corpo e febre. “Se a doença não for tratada adequadamente, pode levar à desidratação e até à morte”, alerta.

Muitas vezes o folião opta pela facilidade dos salgadinhos, refrigerantes, doces, churrascos e não prioriza a alimentação saudável. Além da gastroenterite, uma dieta adequada é ainda a maneira mais eficiente para evitar doenças cardiovasculares, pressão alta, arteriosclerose, diabetes, obesidade e alguns tipos de cânceres.

De acordo com a nutricionista do Programa, Glaucia Cristina de Campos, “estas doenças são originadas ou agravadas pelo hábito alimentar irregular e pioram ainda mais para os fumantes e os sedentários. No verão os cuidados devem ser triplicados”, enfatiza.

Para evitar a desidratação e fazer a reposição de líquidos e sais minerais, Glaucia sugere que os foliões tenham sempre uma garrafa com água, bebam sucos naturais de frutas com alto teor hídrico, como melancia e abacaxi, além da água de coco, isotônico natural.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Texto: Cynthia Silva
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard