08/08/2013 12h55 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Sesa debate nova lei da pílula do dia seguinte

A nova lei que assegura atendimento a vítimas de violência sexual e inclui a oferta da pílula de emergência, também conhecida como pílula do dia seguinte, para evitar gravidez em caso de estupro, será um dos principais pontos de discussão da reunião da Câmara técnica de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (09), das 09 às 16 horas. A Câmara se reunirá no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na Praia do Canto, em Vitória.

A coordenadora do Programa de DST/Aids da Sesa, Sandra Fagundes, destaca que esse tratamento já é disponibilizado no Espírito Santo há cinco anos e considerou a lei, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no início deste mês, uma vitória para as mulheres que sofrem abuso sexual, porque estende a medida – que antes tinha apenas caráter de recomendação pelo Ministério da Saúde – para todo o Brasil.

Segundo ela, os profissionais de saúde dos hospitais da rede estadual receberam inclusive treinamento de como acolher esse paciente que chega fragilizado e precisa de uma atenção especial. Uma nova capacitação está sendo preparada para novembro e terá como base a nova lei que determina o pronto-atendimento às vítimas de violência sexual em qualquer serviço de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).

O atendimento deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal, além de prever o uso da anticoncepção de emergência (pílula do dia seguinte) em casos de estupro.

Outro assunto que será debatido pela Câmara Técnica é a realização do II Encontro de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, que será realizado nos próximos dias 24 e 25, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard