10/09/2004 08h53 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Sesa discute a prevenção da violência em seminário

O Ministério da Saúde elaborou o Plano Nacional de Prevenção da Violência no Brasil, com o objetivo de reduzir a morbidade e mortalidade por acidentes e violências no país. No Espírito Santo, os municípios de Serra, Vila Velha e Cariacica serão contemplados com a política que, por meio de um conjunto de ações entre o Ministério e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, pretendem fazer a promoção da saúde, garantindo qualidade de vida às populações que estão sob risco e/ou vivendo em situações de violência.

O plano prevê e estimula a criação de núcleos estaduais e municipais de prevenção à violência, em especial nos municípios com população superior a 100 mil habitantes, para que eles possam identificar a dinâmica social que provoca o aumento da violência e, ao lado do diagnóstico, promover ações coletivas e específicas voltadas para os segmentos de maior risco, que estejam mais vulneráveis às situações de violência.

Seminário

Na quinta-feira (15), no seminário “Prevenção da Violência na Agenda da Saúde”, promovido pela Sesa e pelos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, os núcleos serão apresentados e discutirão as repercussões juntos ao setor da saúde, e as propostas, sobretudo na busca de parceiros, necessárias para a prevenção da violência no Estado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde a violência é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A cada ano, mais de 1,6 milhões de pessoas perdem a vida violentamente.

Atualmente, no Brasil e no Espírito Santo, a violência ocupa a segunda posição nas causas de mortes e afeta, sobretudo, a faixa etária dos 15 aos 39 anos. O sexo masculino é responsável por 80% desses óbitos. No Estado, 56% das mortes são causadas por homicídios, 23% por acidentes de trânsito e 3% por suicídios.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br