26/03/2008 15h49 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sesa discute rede de atendimento a pacientes com dengue e entrega carros UBV a municípios nesta quinta (27)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, nesta quinta-feira (27), reunião com representantes municipais de saúde para reforçar a organização da rede de serviços no atendimento dos casos suspeitos de dengue, desde a Unidade Básica de Saúde até as internações dos casos mais graves da doença.

A reunião, que também vai discutir a intensificação do combate ao vetor, será realizada no auditório do Laboratório Central (Lacen) na sede da Secretaria, às 8h30.

O secretário Anselmo Tozi convocou, para a reunião, os secretários municipais da Grande Vitória e de alguns municípios do interior, coordenadores de Prontos-Atendimentos, de Unidades Básicas de Saúde e técnicos da área.

Além disso, haverá entrega de 14 veículos de UBV, conhecidos popularmente como carros de ‘fumacê’, e treinamento para os operadores municipais.

A Sesa ressalta, porém, que o combate à dengue só será eficaz se a população ajudar, eliminando os focos do mosquito em água parada.

Confira as dicas para se proteger da dengue em casa:

Lixo

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios;

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes latas, copos, garrafas vazias etc.;

- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Plantas e jardins

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;

- Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana;

- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Caixas d’água, calhas e lajes

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

- Remova folha, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

Tonéis e depósitos de água:

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;

- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

- Lave principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa como jarras, garrafas, potes e baldes.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha